Escola do Legislativo de Piracicaba oferece palestras online sobre ‘‘Marketing Político e Eleitoral no contexto da comunicação digital’’
A Escola do Legislativo de Piracicaba (SP) vai oferecer um conjunto de palestras sobre "Marketing Político e Eleitoral no contexto da comunicação digital". O evento será transmitido online, via Zoom, do dia 23 ao dia 25 de março.
O público-alvo da palestra são assessores parlamentares, servidores públicos em geral, mandatários, candidatos que disputarão a eleição deste ano e estudantes dos cursos de comunicação social, ciências sociais, marketing e afins. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de março através do link: Formulário de Inscrição (camarapiracicaba.sp.gov.br).
O ministrante da palestra é Gilmar Arruda de Souza, estrategista de Marketing Político e Eleitoral, com vasto conhecimento do Marketing Digital e Planejamento, acumulado nos seus 18 anos de carreira profissional. É publicitário graduado em Propaganda e Marketing, com pós em Marketing Digital e em Publicidade e Mercado. Tem curso de extensão em Marketing Político e Propaganda Eleitoral. Ele foi aluno de graduação nos cursos de Ciências Sociais e Filosofia e também de Ciência da Computação.
Souza exerce uma atividade paralela à de estrategista, que é a de palestrante e professor associado e coordenador dos cursos, palestras e seminários que envolvam os temas Marketing Político e Eleitoral e Comunicação Política e Institucional. Nas duas últimas eleições (2018-2020) fez parte de campanhas vitoriosas que elegeram senador, deputado federal e estadual, prefeitos e vereadores.
O eixo temático do curso é “Capacitação para agentes políticos” e tem o objetivo de apresentar uma visão ampla das etapas de um Planejamento Estratégico de Marketing Político e Eleitoral, desde a pesquisa até a mobilização, com foco no ambiente digital. As palestras visam preparar assessores e mandatários para o processo eleitoral deste ano e tem o foco em três pilares:
- Planejamento Estratégico Digital: ter contato com a estrutura passo a passo de um Planejamento Digital;
- Posicionamento: entender e usar os princípios que norteiam a construção do Posicionamento Político;
- Conteúdo e Comunicação: aprender, reconhecer e ser capaz de usar as técnicas comunicacionais para ter sucesso na disseminação de mensagens estrategicamente elaboradas, com o objetivo de construir, posicionar e projetar a imagem do candidato, através de ações que impactem positivamente na sua reputação, e que possam reforçar a sua atuação política nos diversos stakeholders (públicos estratégicos), com o claro objetivo de gerar “vantagem” eleitoral para a eleição de 2022.
Conteúdo programático das palestras:
- O papel das pesquisas no pleito eleitoral;
- Segmentação de público;
- Fragilidades e potencialidades – Análise SWOT;
- Posicionamento e Construção da Imagem e da Marca (Personal Branding);
- As etapas, seus pilares e as ferramentas de Comunicação para a construção da reputação;
- Matriz Editorial;
- A formação do Discurso Político e a importância do Storytelling;
- A Estrutura de um Planejamento Estratégico Digital;
- A importância do Inbound Marketing na comunicação política;
- O impacto da Pós-Verdade, as Fake News e a Guerra de Narrativas numa campanha eleitoral;