Público de volta nas galerias

17 de Março de 2022 às 18:38
Crédito: Valdir Araújo
Público de volta nas galerias
População acompanha sessões com reabertura da galeria do plenário
Deputados comemoram a volta do público externo nas galerias do plenário da Alego. Nas sessões desta semana, os parlamentares tiveram a presença de várias categorias que acompanharam as votações de projetos.

Com a pandemia da covid-19 e agora com os preparativos da mudança de sede, as sessões legislativas na Alego não recebiam o público externo há quase dois anos. Entretanto, desde a primeira semana de trabalhos no Palácio Maguito Vilela, os deputados já têm observado a volta dos goianos à Casa Legislativa.

De portas abertas à sociedade, o plenário da nova sede possui galeria ampliada e, agora, conta com capacidade para mais de 200 pessoas. A melhoria na infraestrutura possibilita o contato direto com a população, o que garante a transparência e a participação popular.

Em sessões ordinárias realizadas nesta semana, deputados elogiaram e comemoraram a presença do público externo.

Primeira a pedir a palavra durante as discussões de matérias da Ordem do Dia da sessão ordinária híbrida dessa quarta-feira, 16, a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) aproveitou a oportunidade para saudar a professora Bia de Lima, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás (Sintego), presente na Assembleia Legislativa para acompanhar a tramitação de projeto de interesse dos professores.

Adriana contou que a professora veio do Paço Municipal, em manifestação com centenas de trabalhadores do serviço público de Goiás, que clamavam por seus direitos e também se fizeram presentes na galeria.

O deputado Major Araújo (sem partido) usou a tribuna durante a Ordem do Dia da sessão ordinária híbrida desta quinta-feira, 17, para demonstrar satisfação com relação à volta do público às galerias do Parlamento. “Ontem eu fiquei feliz em ver o povo aqui, novamente na nossa Casa, depois de um longo tempo. Esse mandato todo, praticamente, passou em branco, sem a presença do público interessado nos projetos que aqui tramitam”, disse.

Durante o Pequeno Expediente, também na sessão de hoje, os deputados Jeferson Rodrigues (Republicanos) e o Delegado Eduardo Prado (DC) usaram a tribuna para cumprimentar os agentes de trânsito do estado que estavam presentes na galeria do Parlamento.

O deputado Jeferson, que apresentou hoje uma PEC que beneficia os agentes de trânsito, cumprimentou os representantes da categoria e afirmou que "todos os dias, os agentes dão a vida para tornar o trânsito mais seguro, por isso merecem todo nosso respeito e admiração“, concluiu.

“Quero agradecer a presença de todos os agentes de trânsito e ratificar a nossa gratidão”, disse o delegado Eduardo Prado, ao demonstrar, em seguida, apoio à categoria. “Contem comigo, onde eu estiver, para sempre irei defendê-los”, acrescentou.

Espaço físico ampliado

Além das mudanças no plenário, a estrutura do Palácio Maguito Vilela possui também uma sala dedicada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, dois miniplenários, um auditório com capacidade para 600 pessoas, 11 salas de comissões temáticas, cinco salas de reuniões, além de 44 gabinetes para os deputados, seis gabinetes dedicados à Mesa Diretora, mais Escola do Legislativo, restaurante-escola, lanchonetes, área de atendimento de saúde, departamentos administrativos e presidência.

Outro diferencial da nova Casa é a disponibilidade de estacionamento. Uma das principais reclamações dos visitantes, em relação ao prédio anterior — Palácio Alfredo Nasser, na Alameda dos Buritis, Setor Oeste — era quanto à falta de vagas, principalmente para as comitivas do interior do estado, uma questão que será solucionada pelas mais de mil vagas de estacionamentos oferecidas no Palácio Maguito Vilela.

Agência Assembleia de Notícias