Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Saúde realiza audiência pública, na terça-feira, 22, para discutir sobre um novo tratamento da mielofibrose

18 de Março de 2022 às 16:26
Crédito: Hellenn Reis
Comissão de Saúde realiza audiência pública, na terça-feira, 22, para discutir sobre um novo tratamento da mielofibrose
Dep. Gustavo Sebba

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Sebba (PSDB), promove audiência pública on-line, na próxima terça-feira, 22, às 9 horas, com o tema “Necessidade de acesso a tratamento efetivo da mielofibrose no Sistema Único de Saúde (SUS)”. O evento é em parceria com a Associação Projeto Camaleão.

O “Projeto Camaleão: autoestima contra o câncer” é uma associação, sem fins lucrativos, que dá assistência a pessoas com câncer, incluindo seus familiares e cuidadores. A iniciativa, criada em 2014, tem como missão promover o acolhimento, a assistência e a reinserção social das pessoas com câncer, por meio do fortalecimento de sua autoestima e autonomia.

A mielofibrose é um tipo de câncer sanguíneo que ocorre devido ao mau funcionamento da medula óssea na produção do sangue. É um câncer raro e que atinge 1,5 a cada 100 mil pessoas no Brasil. É uma neoplasia silenciosa e, por isso, o diagnóstico ocorre em fases mais avançadas da doença. Os principais sintomas incluem cansaço, fraqueza, anemia grave e aumento do baço.

O objetivo da audiência pública é debater sobre a necessidade de uma nova tecnologia terapêutica para o tratamento da doença no SUS. A nova possibilidade de tratamento da mielofibrose foi demandada à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). A indicação está sob análise do órgão e trata da tecnologia ruxolitinibe para o tratamento de adultos com mielofibrose.

A audiência pública contará com a presença do titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Ismael Alexandrino; do secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso; e de outras autoridades. O Legislativo goiano transmitirá o encontro virtual pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.