Ícone alego digital Ícone alego digital

Paulo Cezar propõe estender campanha “Outubro Rosa” para as escolas

31 de Março de 2022 às 10:13

Estender a campanha “Outubro Rosa” para as escolas no estado de Goiás. É o que pretende o deputado Paulo Cezar Martins (MDB). Para tanto, apresentou o projeto de lei 1116/22, que promove adequação na Lei nº 20.290, de 20 de setembro de 2018, que institui a campanha de prevenção ao câncer de mama denominada mundialmente de "Outubro Rosa", no estado de Goiás.

Ao justificar a sua iniciativa parlamentar, Paulo Cezar lembra que o câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no mundo. De acordo com o Observatório Global do Câncer (tradução literal de Global Cancer Observatory - GCO), em 2020, 2,26 milhões de novos casos registrados da doença oncológica foram do câncer de mama, responsável pela marca de 11,7% do total de casos.

Ressalta o deputado, que, “por outro lado, mesmo que a incidência do câncer de mama seja maior, a taxa de mortalidade é menos preocupante, sobretudo quando há o diagnóstico precoce da doença. A mamografia é o principal recurso para diagnóstico precoce, pois é capaz de identificar nódulos. Neste contexto, quanto mais rápido o diagnóstico do câncer de mama, menores são as chances de comprometimento em outros órgãos, e maior a possibilidade de cura”.

E acrescenta: “Embora seja rara a incidência deste tipo de câncer antes dos 35 anos, acima dessa idade os casos crescem progressivamente, especialmente após os 50 anos, coincidindo com a idade da maioria das mulheres e mães de alunas da rede estadual de ensino, em Goiás. Assim sendo, se tivermos meninas e adolescentes bem instruídas sobre o câncer de mama, além da prevenção futura, o conhecimento será compartilhado com a família, fazendo com que as mulheres mais velhas tenham acesso às informações, as quais poderão salvar suas vidas”.

Paulo Cezar Martins conclui: “Logo, a referida campanha é de suma importância, visto que as alunas funcionarão como agentes multiplicadoras destas informações, criando, assim, uma rede de prevenção em suas comunidades”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.