Presidente Bruno Peixoto comanda solenidade de homenagem aos profissionais da contabilidade em Goiás
A manhã desta quarta-feira, 8, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), foi marcada por solenidade de reconhecimento aos profissionais da contabilidade do Estado. A sessão teve lugar no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis, comandada pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), propositor da homenagem.
A solenidade contou com a participação de diversos segmentos representativos do setor. À mesa de trabalhos da sessão, estavam presentes a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Sucena Hummel; o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Goiás (Sescon), Edson Cândido Pinto; e o presidente do Sindicato dos Profissionais da Contabilidade de Goiânia e Região Metropolitana (Sindicontábil), Leonardo Lobo Amorim.
Também compuseram a mesa dos trabalhos o presidente da Associação dos Peritos Contadores de Goiás, Júlio César Carlos; o presidente da Academia Goiana de Ciências Contábeis, João Luis Aguiar; o vice-presidente da Junta Comercial do Estado (Juceg), Francisco Canindé Lopes; o vice-presidente de fiscalização ética e disciplina do CRC, Francisco de Assis Lima; a conselheira do CRC, Danielle de Oliveira Reis Leal; e o diretor de Cultura, Esporte e Lazer da Alego, Juliano Santana.
Durante a sessão, os homenageados foram agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo. A solenidade foi proposta em alusão ao Dia do Contabilista, celebrado em 25 de abril.
Parceria
Bruno Peixoto, em seu discurso, destacou os pontos fortes da parceria do segmento com o Legislativo goiano. O legislador lembrou que a articulação entre ambos os setores teve início durante o período eleitoral. Ele agradeceu a oportunidade dada, na ocasião, pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Sucena Hummel. “Sucena abriu espaço para que os candidatos a deputado estadual pudessem apresentar suas plataformas de campanha. Naquele momento, o único pedido dela foi a apresentação de um projeto de lei criando o Dia do Contador, e nós tivemos a honra de fazer isso”, contou.
O presidente ressaltou a valorização da categoria em sua gestão na Casa. Como exemplo, enumerou algumas secretarias criadas e entregues à chefia de profissionais da contabilidade. Ele pontuou os resultados positivos decorrentes dessa iniciativa. “A nossa gestão vem buscando economia. Quando assumi tinham aqui várias locações e gastos, mas tomamos decisões, adquirimos frota própria, cortei a máquina de café, implantei o sistema digital para reduzir papel, colocamos energia fotovoltaica, medidas que permitiram uma grande economia”.
O legislador disse que o dinheiro economizado foi destinado para hospitais, unidades de bombeiros e duplicação de estradas. "Quero ressaltar que sem os contadores que aqui trabalham, isso não seria possível. Então fica aqui o nosso reconhecimento e a nossa gratidão”, finalizou o presidente da Casa de Leis.
Raio-x
Ao abrir os discursos da solenidade, o presidente do Sescon, Edson Cândido Pinto, traçou um raio-x da situação atual da categoria. Segundo dados por ele apresentados, existem, hoje, no Estado, 27 mil profissionais inscritos no Conselho Regional de Contabilidade. Cândido informou que o contingente está, hoje, espalhado em mais de 10 mil empresas contábeis. Acrescentou que cada escritório emprega, em média, 10 colaboradores da área e atende, em média, 50 clientes.
“Se levarmos em conta todos esses números e ainda os demais empregados, temos um setor que alcança 100% da sociedade. Isso mostra a força que a profissão tem”, afirmou Cândido. Ele informou, ainda, que em 2023 houve o registro de mais de 600 novos profissionais em Goiás. “Isso demonstra também que a contabilidade segue em contínuo crescimento no Estado”.
O líder classista enalteceu o trabalho da CRC em Goiás e comemorou os 75 anos de fundação da instituição. E seguiu destacando o papel fundamental dos profissionais na gestão estratégica das organizações. “Chegamos em 2024 com uma profissão valorizada e reconhecida pela sociedade e pelos governos. Ao longo dos séculos, a contabilidade foi uma ferramenta indispensável para transações comerciais, financeiras, patrimoniais”.
Cândido conclamou a categoria para ampliar a participação na vida política, oferecendo seus nomes para a candidatura a cargos eletivos nas prefeituras e câmaras de vereadores nos municípios. “Precisamos robustecer essa musculatura, pois nossa profissão é fundamental para a vida pública. O trabalho do contador pode, inclusive, em determinados quesitos se sobressair à vontade popular, pois se o político não tiver suas contas aprovadas, ele pode perder o mandato”, alertou.
O presidente do Sescon destacou o preparo dos profissionais que, em sua lida diária, aprendem a enfrentar prazos diversos e atuar em constantes mudanças de legislação. Segundo ele, a profissão é, anualmente, impactada por um universo que engloba mais de 60 mil atos legais. “Tirem um tempo e se dediquem um pedacinho à política”, desafiou.
Imposto solidário
A presidente do CRC-GO, Sucena Hummel, subiu à tribuna para destacar o trabalho da categoria e de sua gestão, especialmente quanto à implementação do imposto solidário. Ela informou que, graças aos esforços dos profissionais da área, o Estado de Goiás é hoje referência na destinação de recursos para o fundo da criança e do adolescente.
Sucena divulgou dados que demonstram os impactos positivos desse trabalho. “Em um ano, conseguimos saltar de 21 fundos para 202, graças aos esforços dos nossos profissionais junto aos municípios. Em parceria com o Ministério Público e a Receita Federal, ampliamos a arrecadação de 3 milhões para 15,5 milhões de reais e almejamos crescer mais 30%. Nosso foco, agora, é favorecer especialmente as destinações para o fundo do idoso.”
Sucena Hummel convidou a categoria para fortalecer a divulgação do projeto. E concluiu seu discurso destacando a importância do contador para tomada de decisão na vida pública e para o auxílio ao empresariado.