Dra. Zeli pleiteia reconhecimento oficial de festa religiosa de Valparaíso de Goiás
A deputada Dra. Zeli (UB) é autora do projeto de lei nº 8659/24, que propõe o reconhecimento da Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima como Patrimônio Imaterial do Estado de Goiás, com a inclusão no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado.
A festa, realizada anualmente no município de Valparaíso de Goiás, durante o mês de maio, representa uma importante expressão de devoção religiosa, mas também é um evento que congrega a comunidade local em torno de suas tradições, valores e práticas culturais.
De acordo com a justificativa do projeto, ao reconhecê-la como patrimônio cultural imaterial, se estará garantindo sua proteção e promoção, assegurando que suas características únicas sejam preservadas e transmitidas às futuras gerações.
A deputada ressalta que, além disso, a festa terá destaque por sua relevância não apenas para os moradores locais, mas também para o turismo e a promoção da cultura goiana. Esta inclusão proporcionará maior visibilidade e reconhecimento para o evento, estimulando a participação de visitantes e contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural da região.
A propositura se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) onde será analisada e distribuída a relatoria.