Gomide pretende criar programa para preservação e recomposição da mata ciliar
O deputado Antônio Gomide apresentou no último dia 17, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 1149/21, com o qual pretende que seja criado o programa Matas Ciliares de Goiás, para incentivo à preservação e recomposição da cobertura vegetal ciliar no estado.
Gomide explica que o objetivo é estimular os proprietários de áreas situadas no entorno de rios, lagoas, lagos, reservatórios de água e demais cursos d'água, bem como de nascentes e olhos d'água, a realizarem a preservação e recomposição florestal.
No texto o parlamentar define que são diretrizes do programa: promoção de ações educativas de conscientização sobre a importância da preservação e recomposição das matas ciliares para o meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável; a disponibilização de informações sobre a estrutura e função do ecossistema da região onde se encontra a propriedade e o oferecimento de orientação e assistência técnica para a elaboração e execução do projeto de recomposição florestal.
“Com isso, queremos estimular os proprietários de áreas situadas no entorno de nascentes e demais cursos d'água a realizar a preservação e recomposição florestal. O impacto disso é assegurar o equilíbrio ecológico e a melhoria da qualidade ambiental no nosso estado”, justifica o deputado.
O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, onde será distribuído para a relatoria de um parlamentar.