Talles Barreto pleiteia gratuidade para motocicletas em pedágios
O deputado Talles Barreto (UB) apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a propositura nº 1576/22, cujo objetivo é a concessão de gratuidade no pagamento de pedágios aos veículos automotores de duas rodas (motocicletas) em todo o território estadual.
Na justificativa da matéria, o deputado reitera que as motocicletas são largamente utilizadas pela população, por motivos de economia, já que as motos consomem menos combustíveis, e por praticidade, pois são mais velozes. O deputado reiterou que a matéria atende aos anseios de parcela significativa da sociedade, principalmente daqueles que transitam por entre cidades, já que os valores cobrados impactam negativamente a renda familiar.
O deputado explana, também, que o peso das motocicletas não causa grandes avarias na massa asfáltica das rodovias e não gera tanta despesa para as concessionárias. Ele pondera que a iniciativa pretende implementar uma cobrança mais justa e proporcional. Na justificativa, Barreto coloca que a matéria já é realidade em outros estados.
A propositura foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação e distribuída para relatoria do deputado Coronel Adailton (PRTB).