Criação de política de combate ao bullying em escolas públicas recebeu sinal verde nesta quarta-feira
De autoria da deputada Lêda Borges (PSDB), foi aprovado, pelo Plenário, o projeto de lei nº 2846/19, em primeira votação nesta quarta-feira, 13. A matéria dispõe sobre a política de conscientização, prevenção e combate ao bullying nas escolas da rede pública estadual.
Segundo a propositura, essa política de conscientização será feita por meio da confecção e disponibilização da cartilha “Vamos falar sobre bullying?" para os alunos, no início do ano letivo. Farão parte do conteúdo deste livro o conceito de bullying, as suas formas existentes, o malefício e as possíveis consequências para as vítimas e para a escola, e o que fazer para ajudar a vítima.
A matéria, ainda, propõe que o uso da cartilha deverá ser feito com acompanhamento de um profissional da área de psicologia social, através de visitas periódicas nas unidades de ensino e, se necessário, a realização de atendimentos nos casos mais extremos, orientando os pais das vítimas e dos agressores.
Em justificativa, a parlamentar que "esse projeto é de suma importância para os estudantes e, também, para toda a sociedade, que será beneficiada com os frutos resultante de sua aplicação. Desta maneira, combateremos esse mal, que tanto prejudica as vítimas. Precisamos conscientizar os agressores para que não se sintam como heróis mas sim como malfeitores, revertendo assim esta situação, através do resgate de valores já esquecidos, como, por exemplo, o amor ao próximo”.