Tem sinal verde da Alego matéria que promove alteração no programa Proesporte
Foi aprovado, durante a Ordem do Dia da sessão ordinária híbrida dessa quarta-feira, 20, o projeto de n° 2003/19, de autoria do deputado Delegado Eduardo do Prado (PL), que altera a Lei nº 14.546, de 30 de setembro de 2003, a qual delibera sobre a criação do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte (Proesporte). A mudança visa fomentar e garantir maior incentivo à prática de esportes femininos.
O deputado justifica sua iniciativa alegando que é necessário que se faça algo para incentivar as equipes femininas, para que essas atletas tenham apoio durante todo o ano, da mesma forma que os jogadores profissionais de futebol. “Uma das mudanças na lei é que fica garantido no mínimo 10% dos créditos esportivos para aplicação exclusivamente em projetos de desporto feminino”, destaca.
Eduardo Prado ressalta, também, que o direito à igualdade de oportunidades tem sido uma das principais lutas das esportistas e que, atualmente, em Goiás, o Proesporte é um benefício que premia atletas de modalidades coletivas e individuais, de alto rendimento. “Os incentivos do programa podem ser utilizados para cobrir gastos com alimentação, educação, saúde, inscrições em competições esportivas, transporte e aquisição de materiais esportivos."
Com o aval definitivo da Assembleia Legislativa, a matéria está pronta para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).