Em sessão especial proposta por Adriana Accorsi, Alego homenageia profissionais da área de Enfermagem
Por proposta da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão especial na noite dessa segunda-feira, 25, em celebração do Dia da Enfermagem e do Enfermeiro, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo a vários profissionais da área. A solenidade, que teve lugar no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, reconheceu e enalteceu a atuação dos trabalhadores da saúde, essenciais à sociedade, e que ficaram ainda mais em evidência durante o período crucial da pandemia de covid-19.
Adriana Accorsi entregou o Certificado do Mérito Legislativo a 28 profissionais da saúde, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam em várias unidades de saúde de Goiânia, ao exemplo do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Hospital Geral de Goiânia (HGG), Secretaria Municipal de Saúde, Hospital e Maternidade Célia Câmara e outras.
Presidida por Adriana Accorsi, a mesa dos trabalhos foi composta por: Edna de Sousa Batista, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás; Celidalva Sousa Bittencourt, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Luzinéia Vieira dos Santos, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (Sindsaude); e a enfermeira Mariana de Souza Benjamin Rocha.
Significado especial
Em seu pronunciamento, Adriana Accorsi frisou que a homenagem tem um significado especial, uma vez que sua própria mãe, Lucide Sauthier, é profissional de enfermagem, que desempenhou a função por muitos anos, com muita dedicação e compromisso.
“Tenho profunda admiração pela profissão, até por ser a profissão de minha mãe. São profissionais que atuaram, e ainda atuam, como verdadeiros heróis e heroínas durante a pandemia, antes dela, e, agora, pós-pandemia; e que, portanto, merecem todo nosso reconhecimento”, disse a legisladora.
A parlamentar lembrou que, nessa pandemia, o número de profissionais da saúde mortos, por estar na linha de frente do combate a um vírus desconhecido, chegou a 800.
Adriana tem um histórico de defesa dos direitos não só de enfermeiros, mas de todos os profissionais de saúde, e também de outras áreas, que tanto se dedicam a servir a população em épocas difíceis, como ocorreu nessa pandemia de covid-19.
Ela é autora, por exemplo, do projeto de lei que dá direito aos profissionais da área da saúde e segurança pública à contagem em dobro do tempo de serviço exercido durante o período pandêmico, sendo obrigatoriamente um benefício aplicável a todas as formas de concessões conhecidas como quinquênios e licenças-prêmio.
Ao final de seu discurso, Adriana reafirmou o compromisso dela de continuar lutando pela categoria.
No exercício da presidência, a petista quebrou o protocolo e concedeu a palavra a mais duas pessoas da mesa, além de Edna de Sousa Batista, que discursou em nome dos homenageados: Luzinéia Vieira dos Santos e Celidalva Sousa Bittencourt. As três destacaram a importância dos profissionais da saúde, que têm a missão de salvar vidas, muitas das vezes colocando em risco suas próprias vidas, como ocorreu no combate à covid-19.
Elas ressaltaram que a profissão começa a ser valorizada, com a aprovação do piso nacional da categoria, que será votado no dia 4 de maio, a propósito da Semana da Enfermagem, no Congresso Nacional.
Em seguida, Adriana Accorsi procedeu à entrega do Certificado do Mérito Legislativo a 28 profissionais da saúde.
Homenageados (as)
Elisa Batista Gomes
Elma dos Santos Assis
Eunice de Souza Marques
Kenia Souto Souza da Silva
Sandra Martins dos Passos
Lucivania de Sá Aquino
Dinamárcia Pereira Azevedo
Grécia Carolina Pessoni
Saulo Fernandes de Barros
George Oliveira Silva
Marcella Marques de Almeida Caceres
Lourena Ferreira de Oliveira
Mariane de Sousa Benjamin Rocha
Maraysa Elias Pena Soares
Sirley Braga Filho Pires
Elizângela Maria Costa da Conceição
Jadiel Sousa Viana
Edna de Sousa Batista
Delma dos Santos Assis Mercadante
Leandro Quinta Silva
Eduardo Dias Gomes dos Santos
Sonimar Francisca Rodrigues
Claci Fátima Weirich Rosso
Maria Aparecida de Souza
Manoela Gonçalves Lisboa Lima
Maria Vanusa de Araújo
Max Paulino do Nascimento
Luciana Rangel