Ícone alego digital Ícone alego digital

Em dia histórico, nova sede do Poder Legislativo é entregue ao povo

27 de Abril de 2022 às 11:20
Crédito: Sérgio Rocha Baixar imagem
Em dia histórico, nova sede do Poder Legislativo é entregue ao povo
Solenidade de entrega do Palácio Maguito Vilela
Com presença de inúmeras autoridades do estado, a nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás foi entregue à população goiana na manhã desta quarta-feira, 27. "Um momento de grande expectativa, diante da importância e do marco que essa construção representa para a história do Legislativo goiano. A realização de um sonho, idealizado pelo ex-presidente Samuel Almeida”, celebra o presidente Lissauer Vieira. O governador Ronaldo Caiado ressalta a importância da obra para a dignificação da política em nosso estado, numa casa que é de todo o povo goiano.

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD), os deputados estaduais integrantes da 19ª Legislatura, o governador Ronaldo Caiado (UB) e diversas outras autoridades participaram, na manhã desta quarta-feira, 27, da cerimônia oficial de entrega da nova sede do Parlamento goiano. Após o hasteamento do pavilhão nacional, as autoridades acompanharam do descerramento do busto do ex-governador Maguito Vilela, que dá nome à nova sede do Legislativo Goiano. O busto de Maguito é obra do artista plástico e escultor goiano Cleider de Souza. Em seguida, foi realizado lançamento da galeria dos presidentes, da placa de homenagem ao deputados dessa Legislatura, que tornaram possível a conclusão da obra, e visita ao plenário da Casa. 

Em seu discurso, durante a cerimônia, Lissauer Vieira fez uma retrospectiva da história da construção dessa nova sede. "Hoje é um dia histórico para o povo goiano, a realização de um sonho de 17 anos desde que essa obra foi idealizada pelo ex-presidente Samuel Almeida", rememorou.

Antes de dar início ao seu discurso de entrega oficial da nova sede, Lissauer Vieira foi muito aplaudido pelos deputados presentes, representantes dos mais diversos órgãos governamentais, autoridades, colaboradores e pela família Vilela, que se fez presente na solenidade. Em seguida, Lissauer avaliou a realização da entrega como momento histório para o Legislativo goiano, também para a sociedade. "Esta nova casa, agora, faz parte da história do povo goiano, que junto com o Parlamento constrói o futuro de Goiás. O Parlamento representa todos cidadãos, todos os municípios, e aqui dialogamos sobre todos os assuntos que impactam na vida da população”, destacou o presidente. 

Segundo Lissauer, muitas pessoas não acreditaram que essa obra pudesse ser entregue na atual gestão, principalmente com o início da pandemia de coronavírus. No entanto, o Palácio Maguito Vilela é concluído após três anos, desde o início da retomada da construção.  "Mas fomos firmes, determinados, e hoje estamos colhendo os frutos dessa postura. É a realização de um sonho, sonhado por muitos”, avaliou.

O governador Ronaldo Caiado (UB) falou sobre o aspecto emblemático que a Casa de Leis possui. “Estamos aqui em abril de 2022 e vamos, agora, imaginar lá na nossa querida cidade de Goiás, na Rua D'Abadia, no ano de 1895, quando iniciava-se o Parlamento do Estado de Goiás. Daquela sede, hoje chegamos a essa construção. Uma obra imponente e que leva alguns a se perguntarem o motivo de tudo isso. A resposta é simples. É porque nenhum poder representa o povo na sua totalidade a não ser o Poder Legislativo. O Executivo chega ao poder com metade mais um dos votos, já os deputados estaduais chegam representando a totalidade do povo goiano, e isso já mostra o significado desta Casa, que não é dos deputados e sim do povo goiano” ressaltou. 

Caiado apontou ainda a importância da obra para toda a população e reconheceu o empenho de Lissauer Vieira para a conclusão da obra. "Então, temos aqui no parlamento uma escola capaz de formar líderes. Pessoas capazes de amanhã representar a política do estado com altivez", disse. "Essa obra é um exemplo disso. O que era apenas um projeto e que com o passar dos anos se transformou em um 'lixão', em poucos meses, por sua mão, deixou de ser sonho e se tornou realidade", completou, em referência ao presidente da Alego. Por fim, o governador saudou também a importância do ex-governador Maguito Vilela, que morreu em janeiro de 2021, vítima de complicações da covid-19, e que dá nome à nova sede.

Importância do Legislativo

Também presente na cerimônia de entrega, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Carlos França realçou a importância da nova sede do Parlamento estadual, como um momento histórico para o estado, além de frisar a importância da obra para os cidadãos de Goiás. “A Casa de Leis, com esta nova sede, poderá atender melhor a sociedade goiana, e prestar ainda melhor serviço ao estado, e o Poder Judiciário tem a satisfação de participar desse momento muito relevante para a democracia do estado de Goiás, porque a Assembleia tem o sentido de congregação, de encontro, de debates”, sublinhou França. 

França parabenizou o presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSD), pela conclusão da obra, em tão pouco tempo. “Uma obra grandiosa”, elogiou. O presidente do Judiciário ainda analisou o momento de harmonia entre os poderes e órgãos em Goiás. “Esse palácio Legislativo irá, com certeza, acrescentar, ainda mais nessa harmonia e maior produção legislativa para o estado de Goiás”, avalizou. 

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), por sua vez, celebrou a proximidade do Palácio Maguito Vilela com o Paço Municipal – sede da prefeitura da capital —, e também pela excelência que obra oferece aos deputados e servidores. Ele pontuou que a Alego traz benefícios e cuidados ao povo goiano.

Rogério Cruz afirmou que o empenho para a construção da nova sede se iniciou ainda em 2001, quando o então prefeito de Goiânia, Pedro Wilson (PT), cedeu a área ao Poder Legislativo. “Deixo aqui nosso reconhecimento por um trabalho árduo e caracterizado pela força de vontade em poder realizar o melhor para a população goiana.”

O prefeito parabenizou a todos os legisladores, bem como a população em geral, que recorrerá à Alego diariamente em busca da excelência para as cidades goianas. Rogério Cruz afirmou, ainda, que estará sempre visitando o Palácio Maguito Vilela para cumprimentar os deputados e trabalhar, juntos, pelo desenvolvimento de Goiás. Em tom bem-humorado, disse “agora somos vizinhos”.

 

Bênção

Após a bênção do novo prédio, proferida pelo arcebispo de Goiânia, João Justino, e pelo pastor Josué Gouveia, foi realizada a inauguração da galeria dos ex-presidentes, que contou com a presença dos ex-presidentes Sebastião Tejota, Samuel Almeida, Jardel Sebba, Fábio de Sousa e Helio de Sousa. Também ocorreu o descerramento da placa em homenagem aos 41 deputados da 19ª Legislatura.

Das 63 fotos constantes da galeria inaugurada, 15 novas foram acrescentadas, dentre elas, 13 cópias das que estão na antiga sede do Poder Legislativo na cidade de Goiás, no período em que essa foi Capital do estado. Outras duas fotos foram restauradas. Todas as fotos são trabalho do artista plástico Amaury Menezes, inclusive a mais recente, do atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira.

Na lista de autoridades presentes, o presidente Lissauer Vieira; o governador Ronaldo Caiado (UB); a primeira-dama, Gracinha Caiado; o deputado Helio de Sousa (PSDB); e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Carlos França.

Representando a família do ex-governador Maguito Vilela, que dá nome ao Palácio, estavam o filho Daniel Vilela, a filha Vanessa Carvalho Vilela e a viúva, Flávia Teles. Fazem parte, ainda, da lista de autoridades, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos); o arcebispo de Goiânia, João Justino; o presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota); o procurador-geral de Justiça, Ailton Vecchi; o defensor público-geral em exercício, Tiago Gregório Fernandes; o corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), conselheiro Sebastião Tejota; o vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), conselheiro Daniel Goulart; e o presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), Marcelo Baiocchi Carneiro, representante do Fórum das entidades empresariais de Goiás.

E ainda, o vice-presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado estadual por Pernambuco, Diogo Moraes (PSB); o representante da Base Aérea de Anápolis, major aviador Emerson Chaves Cezar; a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora Angelita Pereira de Lima; o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlão da Fox (UB); o pastor Josué Gouveia; a direitora Institucional da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Alice Freire; e o deputado federal Célio Silveira (MDB).

Fecham a lista os ex-presidentes da Casa Jardel Sebba, Samuel Almeida e Fábio de Sousa; o presidente da JL Construtora, engenheiro civil João Luiz Felix; o conselheiro do TCM-GO, Humberto Aidar; o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB); o ex-deputado Maycllyn Carreiro (PRTB); além dos demais deputados que compõem da 19º Legislatura.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.