Ícone alego digital Ícone alego digital

Lucas Calil pleiteia implementar centros de terapia familiar em Goiás

19 de Maio de 2022 às 13:03

Foi apresentado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) pelo deputado Lucas Calil (MDB) a propositura nº 2156/22, que estabelece, em Goiás, centros de terapia familiar cujo objetivo é oferecer, na rede pública, tratamento às doenças psicossomáticas a mães e filhos diagnosticados com o distúrbio.

As doenças psicossomáticas têm como principais efeitos colaterais dores físicas em diferentes partes do corpo, ocasionadas por problemas emocionais ligados a estresse ou pressão emocional. Assim, a matéria determina que o Estado promova parcerias com iniciativas privadas e hospitais universitários para implementar os centros de terapia com equipes multidisciplinar, composta por psiquiatras, psicólogos, neurologistas, pediatras, assistentes sociais e outros profissionais.

A iniciativa tem por objetivo a promoção de atendimento e tratamento, reiterando o compromisso do Estado com o direto à vida e a saúde, realização de oficinas e palestras com pacientes, visando conscientizar a população sobre as doenças psicossomáticas, além de priorizar, em especial, as mulheres.

Para justificar a matéria, o deputado considerou que é comum episódios psicossomáticos que envolvam sintomas evidentes e ressaltou a interdependência entre mente e corpo. “As doenças psicossomáticas são aquelas que se manifestam no corpo, através de lesões físicas ou funcionais, cuja causa principal se origina na mente. O corpo e a mente atuam juntos na saúde e na doença, são interdependentes e têm grande afinidade: se um for atingido, o outro é influenciado”, afirmou. Calil.

A matéria foi recebida pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi distribuída ao relator, deputado Charles Bento (MDB). Recebendo aval positivo por lá, o texto retornará para o Plenário para mais duas votações, e, em seguida, segue para o Poder Executivo sancioná-lo ou vetá-lo. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.