Por iniciativa de Eduardo Prado, Alego realizou sessão solene, em homenagem ao Dia do Imigrante Japonês

25 de Maio de 2022 às 07:30
Crédito: Denise Xavier
Sessão especial extraordinária em homenagem ao Dia do Imigrante Japonês e aos 66 anos da Associação Nipo Brasileira de Goiás (ANBG/Kaikan)

Em homenagem ao Dia do Imigrante Japonês e aos 66 anos da Associação Nipo-Brasileira de Goiás, o deputado Delegado Eduardo Prado (PL) promoveu na segunda-feira, 23, sessão solene no plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa.

Prado ressaltou a cultura Japonesa em seu discurso. Disse que falar da comunidade japonesa no Brasil é muito mais do que fazer uma homenagem, é reconhecer a história e trazer à tona todas as conquistas que essa profunda amizade trouxe durante os anos. "Eu fico muito lisonjeado de poder ajudar a colônia japonesa. Vocês marcam a cultura do Brasil pela resiliência, pelo profissionalismo, pela retidão, pela disciplina acima de tudo, pelo respeito aos idosos, respeito à família, isso é primordial no desenvolvimento de uma nação.”

Eduardo agradeceu a relação entre Brasil e Japão, destacando a atuação de Teiji Hayashi, atual embaixador do Japão no Brasil, que assumiu a missão de trabalhar para desenvolver ainda mais os laços entre os dois países. "Orgulha-se a comunidade pela posição de destaque e por promover ainda mais a cooperação e o intercâmbio com o povo brasileiro, a fim de fortalecer as relações Japão-Brasil.”

Durante a cerimônia, o grupo Kyoushin Daiko realizou uma apresentação cultural. Eles são pioneiros das apresentações de taikô em Goiânia, no milenar tambor japonês de batida forte e pausada.

Consagrados

A Medalha Pedro Ludovico Teixeira foi entregue a três pessoas, entre elas Teiji Hayashi, embaixador e plenipotenciário do Japão no Brasil, pelo reconhecimento de sua atuação junto à sociedade.

Em nome dos homenageados com o Certificado do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, o artista Yudi Tamashiro lembrou da responsabilidade de manter viva a memória dos antepassados. “Hoje é um marco, é um divisor de águas, eu creio porque foi o que eu disse para a embaixada, vou me dedicar, usar toda minha influência, toda minha imagem para ajudar esses jovens, junto com a cultura japonesa e a palavra de Deus a gente vai fazer uma grande diferença na comunidade.”

Consagrado com a Medalha do Mérito Legislativo, a mais alta honraria do Poder Legislativo estadual, o advogado Marco Toguchi agradeceu o reconhecimento de Prado com a comunidade nipo-brasileira de Goiás.

Luiz Yoshiyuki, presidente da Associação Nipo-Brasileira, falou dos 117 anos da imigração japonesa no Brasil. “Quando falamos de imigração lembramos de muita luta, muito suor, muito sofrimento e dificuldades que passaram nossos antepassados. Em Goiás, o primeiro grupo de imigrantes chegou em 1929 para desbravar o cerrado goiano. Tiveram também que enfrentar dificuldades de começar uma vida nova. Quando olhamos para trás enxergamos o quanto nossa vida hoje é mais fácil, mas não podemos esquecer das pessoas que fizeram isso acontecer.”

Antes de encerrar a sessão, Eduardo Prado lembrou da lei de sua autoria, que é a instituição do 18 de junho como Dia Estadual do Imigrante Japonês, reconhecendo a importância da comunidade japonesa em Goiás e no Brasil.

Homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo

Luiz Yoshiyuki Harada