Ícone alego digital Ícone alego digital

Alunos do Colégio BioClass+Digital participaram, nesta 3ª-feira, da 5ª edição do projeto Escola no Legislativo

07 de Junho de 2022 às 16:30
Alunos do Colégio BioClass+Digital participaram, nesta 3ª-feira, da 5ª edição do projeto Escola no Legislativo

A quinta edição do projeto Escola no Legislativo recebeu 27 alunos do primeiro e do segundo ano do ensino médio do Colégio BioClass+Digital, localizado no setor Recanto das Minas Gerais, em Goiânia. A visita, realizada nesta terça-feira, 7, começou com a palestra do professor e servidor da Assembleia, Maurício Paranaguá, que discorreu sobre o tema “Origem, Evolução Histórica e Importância do Poder Legislativo”.

Na palestra, Maurício Paranaguá explorou a origem e a evolução histórica do Parlamento e as funções dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Essa é uma Casa de Leis que tem, dentre os seus objetivos, diminuir os conflitos de interesses sociais e garantir a liberdade democrática”, destacou Maurício.

Após a palestra, a professora Ethiene Gonçalves acompanhou os alunos por uma visita guiada pelas principais dependências do Palácio Maguito Vilela, como o plenário e o gabinete da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT). A parlamentar foi quem indicou a escola para essa quinta edição do Escola no Legislativo, já que as visitas à sede da Alego podem ser agendadas diretamente pelas escolas ou por indicação de deputados da Casa.

A iniciativa tem o intuito de estimular o desenvolvimento de uma consciência de cidadania e aproximar a sociedade, por meio da comunidade estudantil, o Legislativo e o trabalho parlamentar, que representa os anseios do povo. O objetivo é contribuir para uma educação voltada à formação de cidadãos dotados de competências que os habilitem a fazer suas escolhas e a atuar criticamente em seus respectivos cotidianos.

A estudante Maria Luiza Marques, de 15 anos, elogiou o projeto e disse que a palestra foi enriquecedora. “Estou vivendo uma experiência única porque é a primeira vez que venho a campo acompanhar o trabalho dos deputados. A palestra foi enriquecedora e o tema contribuiu muito para meu conhecimento sobre a história do Legislativo goiano”, enfatizou.

A estudante Karolyne de Sousa, de 17 anos, também enalteceu a iniciativa da Alego. Ela disse que a visita e a experiência serviram como incentivo para acompanhar o cenário político mais de perto. “Política é nosso futuro e precisamos saber como funciona para mudar o processo e fazer diferente futuramente. Conhecer a história nos dá subsídio para falar com mais propriedade sobre os temas atuais”, ressaltou.

O projeto Escola no Legislativo atende unidades integrantes de toda a rede de ensino de Goiás, tanto públicas quanto privadas. Em média, de 30 a 40 instituições educacionais, do ensino fundamental ao superior, circulam pelas dependências da Alego, anualmente.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.