Por proposta da deputada Lêda Borges, Parlamento goiano homenageou advogado e economista nesta 2ª-feira, 13

13 de Junho de 2022 às 12:30
Crédito: Carlos Costa
Sessão solene extraordinária de entrega de Título de Cidadão Goiano e de Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás sediou na manhã desta segunda-feira, 13, no plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela, uma sessão solene extraordinária de homenagens, com entrega de Título de Cidadania Goiana ao advogado Nelson Wilians e de Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira ao economista Fernando Cavalcanti. O reconhecimento, por propositura da deputada Lêda Borges (PSDB), se deu em função do trabalho realizado pelos dois profissionais que se destacam em Goiás.

Integraram a mesa dos trabalhos, além da parlamentar tucana, propositora do reconhecimento, os homenageados Nelson Wilians e Fernando Cavalcanti, e ainda, Lívia de Moura Faria e Matheus Palmeira Figueiredo, ambos sócios-diretores do Escritório Nelson Wilians Advogados em Brasília e Goiânia, respectivamente, e ainda, o presidente da Comissão de Direto Agrário da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Frederico Alves da Silva.

Ao fazer uso da tribuna, Lêda enalteceu a contribuição dos dois profissionais homenageados para o desenvolvimento de Goiás, lembrando que ambos estão à frente do maior escritório da advocacia da América latina, com cerca de 12 mil clientes entre pessoas físicas e jurídicas, se aproximando da marca de 3 mil profissionais, reunindo aproximadamente 1,5 mil advogados. "Fizeram do trabalho em defesa do Direito sua marca”, ressaltou.

Ao falar da atuação do advogado Nelson Wilians, agraciado com o Título de Cidadania Goiana, a tucana fez uma retrospectiva do trabalho realizado pelo profissional paranaense e destacou ser ele um símbolo da nova democracia brasileira.

Sobre o trabalho do economista Fernando Cavalcanti, pernambucano, agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, Lêda frisou se tratar de um protagonista de valorosa trajetória, exemplo a ser seguido. “De origem humilde, dedicado aos estudos, é inspiração para tantos.”

Após a entrega das honrarias, foi exibido um vídeo mostrando a realidade do escritório Nelson Wilians e, em seguida, a deputada convidou o primeiro homenageado a fazer uso da palavra. O economista falou que se sentia honrado pela homenagem é que era uma alegria receber o Mérito Legislativo Pedro Ludovico.

"E, mais honrado ainda, me sinto em receber essa honraria juntamente com Nelson Wilians. Sempre digo que o doutor Nelson é meu filósofo. Tenho orgulho em carregar o nome da instituição. Minha eterna gratidão à deputada Lêda Borges, conte sempre com a minha gratidão e amizade, seja como deputada estadual ou em qualquer outro cargo que ocupe, estarei sempre à disposição.”

Agraciado com o Título de Cidadão Goiano, Nelson Wilians relembrou o início da atuação na área do Direito em Goiás. Ele disse que, para o escritório Nelson Wilians Advogados, conquistar o reconhecimento da cidadania nos estados da federação em que está presente sempre foi um objetivo. "É o povo de Goiás, aqui representado, reconhecendo Nelson Wilians como um fraterno", salientou.

Perfil dos homenageados

Nelson Wilians nasceu em Cianorte, no Paraná. Ele é filho de pequeno agricultor e de dona de casa. No interior paulista, ele ingressou nos estudos de Direito pelo Instituto Toledo de Ensino, em Bauru. Na época, trabalhava durante o dia no departamento de recursos humanos da Santa Casa de Misericórdia e estudava à noite, além de encarar jornada extra, em um posto de combustível aos finais de semana. Nelson é casado com Anne Wilians há cinco anos, com quem tem os pequenos Benjamin, 2 anos, e Adam, 1 ano.

Firmou sua primeira sociedade com o amigo Adirson de Oliveira Júnior, dando origem ao escritório Nelson Wilians e Oliveira, no final dos anos 1990, impulsionado pela vertente tributária. A sociedade com Oliveira perdurou por mais alguns anos, até que o escritório atingiu a maturação atual: Nelson Wilians & Advogados Associados (NWADV). Com cerca de 12 mil clientes entre pessoas físicas e jurídicas, o escritório se aproxima da marca de 3 mil profissionais, sendo cerca de 1,5 mil advogados.

Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti nasceu em 1985, na capital paulista, atualmente é vice-presidente do escritório Nelson Wilians Advogados. Mesmo com dificuldade financeira enfrentada pela família, Fernando engrenou nos estudos e tornou-se bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade Metropolitana Unida (FMU).

Com atuação no segmento de assuntos corporativos, trabalhou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo; conselheiro municipal na Secretaria Municipal de Justiça; assessor da Secretaria Municipal de Justiça na Prefeitura de São Paulo e membro da Câmara Técnica de Legislação Urbanística e atuou como conselheiro na Câmara do Comércio França-Brasil.

Agência Assembleia de Notícias