Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto da Procuradoria Geral de Justiça que prevê reordenamento de comarcas é aprovado em 1ª votação

15 de Junho de 2022 às 09:12

Durante votação da Ordem do Dia desta quarta-feira, 15, o Plenário aprovou em primeira votação, por 22 votos favoráveis e nenhum contra, o projeto n° 10150/22, da Procuradoria Geral de Justiça. A proposição altera o reordenamento da organização judiciária, que implica, também, em alteração no disciplinamento da organização das Promotorias de Justiça, o que, de acordo com a proposta, vai melhorar no atendimento do interesse público.

De acordo com o projeto, a Procuradoria precisa modificar algumas comarcas existentes em Goiás. “Apoiado em normativas do Conselho Nacional de Justiça, o Poder Judiciário goiano vem realizando importante movimento de desativação de comarcas em todo o estado ou agregando-as, assim como distritos judiciários, fundando-se na necessidade de reequilíbrio da distribuição das demandas judiciais entre as unidades, seja em razão do insuficiente volume de entrada de autos judiciais a justificar o custo da estrutura judiciária na localidade ou em função da proximidade geográfica das comarcas”.

Uma das mudanças prevê que nas comarcas com duas ou mais Promotorias de Justiça será escolhido o promotor de Justiça para exercer função de coordenador, sem prejuízo de suas atribuições habituais, ou seja, em caso de extinção da comarca ou anexação a outra, o Colégio de Procuradores de Justiça ou o Órgão Especial, após análise da movimentação judicial e extrajudicial da Promotoria de Justiça existente na comarca, deliberará pela manutenção da Promotoria de Justiça na localidade de origem.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.