Deputado Paulo Cezar Martins homenageou corretores de moda, em sessão solene na noite de quarta-feira, 15

20 de Junho de 2022 às 07:05
Crédito: Maykon Cardoso
Sessão solene extraordinária em homenagem aos corretores de moda do estado de Goiás

Por iniciativa do deputado Paulo Cezar Martins (PL), o plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foi palco, na noite de quarta-feira, 15, de sessão solene em homenagem a corretores de moda do estado. Foram condecoradas 146 pessoas com Certificados de Mérito Legislativo, como forma de destacar a importância da classe para o desenvolvimento da economia goiana.

Fizeram parte da mesa de trabalhos, além do deputado Paulo Cezar na presidência, representantes do Sindicato dos Assessores de Moda de Goiás (Sindasgo): a ex-presidente e solicitante da Lei dos Corretores de Moda do Estado de Goiás, Lu Montenegro; a presidente, Gorete Santos Pereira; e a diretora jurídica, Marys Ângela Rosa Cavalcante.

Em discurso, Paulo Cezar Martins, que é autor da Lei nº 21.432, de 31 de maio de 2022, que instituiu, no âmbito estadual, o Dia dos Corretores de Moda, destacou que esses profissionais desempenham um papel fundamental na atração de compradores e são responsáveis por incrementar toda a cadeia de confecções em Goiás.

Importância econômica

“O setor de confecções goiano é hoje um dos mais sólidos do País, gera milhares de empregos e garante ao Estado a arrecadação de impostos. A região da (rua) 44, em Goiânia, fatura, anualmente, em torno de 8 bilhões de reais. É o quinto maior (formador do) Produto Interno Bruto (PIB) do estado. O complexo econômico movimenta, em sua totalidade, quase 700 milhões de reais por mês. Atualmente, tem mais de 16 mil pontos de venda e segue em crescimento, fato que explica a expansão da busca por mão de obra qualificada. São mais de 150 mil empregos diretos e indiretos”, tratou o parlamentar.

Paulo Cezar disse que o desafio é expandir o Cinturão da Moda por todo o interior goiano para que, dessa forma, a economia do estado dê uma maior alavancada. “Quero dizer aqui que, onde tem trabalho, tem oportunidade, tem aumento do poder aquisitivo, tem geração de emprego. Essa homenagem de hoje é o coroamento de um trabalho que tenho desenvolvido na Assembleia Legislativa, pela valorização dessa classe de trabalhadores”, destacou.

Para o deputado, não existe uma missão mais nobre do que garantir o emprego de um trabalhador. “É isso que vocês fazem todos os dias. Homenagear os corretores de moda é reconhecer o trabalho de uma categoria que hoje é referência em profissionalismo, qualificação técnica e disposição para o trabalho. Devo dizer a todos vocês que eu não sou um pessimista exagerado, nem um otimista exagerado. Eu sou um realista consciente. É dessa forma que Goiás vai crescer.”

Marys Ângela Rosa Cavalcante afirmou que estão lutando para deixar o sindicato cada vez mais forte. “É um trabalho para facilitar a vida dos nossos clientes. Hoje, vocês são essenciais para a moda goiana e para a moda do Brasil”, destacou.

Capital da moda

A presidente do Sindasgo, Gorete Santos Pereira, por sua vez, destacou: “Queremos conquistar, cada vez mais, espaço para que nossa Goiânia se torne a capital de moda no Brasil.”

Ex-presidente do sindicato, Lu Montenegro lembrou que são mais de 18 milhões de peças vendidas, todo ano, pelos filiados do Sindasgo. “Nossa moda movimenta o mercado de todo o Brasil. Em 30 anos de história construímos, juntos, algo muito especial. Um segurando a mão do outro, principalmente nos últimos dois anos desafiadores que enfrentamos.”

Agência Assembleia de Notícias