Ícone alego digital Ícone alego digital

Sessão desta 4ª-feira, 29, tem projetos parlamentares em destaque

29 de Junho de 2022 às 09:00
Crédito: Denise Xavier
Sessão desta 4ª-feira, 29, tem projetos parlamentares em destaque
Sessão Ordinária híbrida
Os deputados estaduais se reúnem em sessão deliberativa hoje, e na pauta constam processos legislativos de parlamentares, do TCE-GO e da Prefeitura de Corumbaíba. São 38 projetos de lei de autoria dos deputados para votação definitiva, 59 em fase de 1ª apreciação, e quatro pareceres favoráveis aprovados pela CCJ. O encontro terá transmissão pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

A sessão deliberativa do Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) desta quarta-feira, 29, deve contar com vários processos legislativos para apreciação dos deputados. Estão contempladas na pauta iniciativas parlamentares, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e do Poder Executivo municipal de Corumbaíba. A sessão, com início às 15 horas, será realizada pelo sistema híbrido, com parte dos parlamentares de forma presencial, no plenário do Palácio Maguito Vilela, e outra parte em sistema remoto.

São 38 projetos de lei de iniciativa parlamentar para votação definitiva, 59 em fase de primeira apreciação, e quatro pareceres favoráveis aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Há, também, para análise dos deputados, em apreciação única, o pedido da Prefeitura de Corumbaíba para o reconhecimento da situação de emergência que o município enfrenta, em virtude das intensas chuvas que atingiram a região no início do ano, e um processo legislativo de prestação de contas do TCE-GO, referente ao exercício de 2018. 

Dentre os processos parlamentares em pauta para votação definitiva, destaque para o projeto de lei nº 6538/21, de autoria do deputado Thiago Albernaz (MDB), que garante a promoção de subtenentes da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares de Goiás para o cargo de segundo-tenente, por ato de bravura ou por promoção.

A matéria foi emendada em Plenário pelo deputado Francisco Oliveira (MDB), no último dia 8. Ao retornar à CCJ, recebeu parecer favorável do relator, deputado Coronel Adailton (PRTB), desde que adotada emenda substitutiva apresentada. A iniciativa altera a Lei Estadual nº 15.704/2006, que regulamenta o Plano de Carreira de Praças da Polícia Militar (PM-GO) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO). “A emenda aperfeiçoa o processo e garante a promoção dos subtenentes a 2º tenentes, seja por ato de bravura ou promoção. Então o artigo 9 garante a promoção e faz justiça dentro da lei de promoção de praças, valorizando cursos, medalhas de tempo de serviço e adequando a Lei à realidade”, sustentou Adailton.

Caso o projeto seja votado e aprovado, estará apto a seguir para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nesta quarta-feira, 29, consulte a pauta prévia.

Sessões ordinárias    

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.      

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.