Proposta que sugere medidas de combate à depressão em escolas tem aprovação do Plenário
Foi aprovado pelo Plenário em primeira votação o projeto de lei nº 5570/19, de autoria do deputado Cairo Salim (PSD). A propositura visa incluir, nos projetos pedagógicos das escolas públicas do estado de Goiás, medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio entre crianças, jovens e adolescentes.
Segundo a matéria, é estimado que a depressão atinja cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil. Da mesma forma, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) pontuam a depressão como segunda maior causa de morte entre jovens da faixa etária entre 15 e 29 anos. Além disso, dados divulgados em setembro do ano passado pelo Ministério da Saúde, entre 2007 e 2016, registraram 106.374 mortes por suicídio, sendo que, em 2016, a taxa chegou a 5,8 por 100 mil habitantes, com 11.433 mortes por essa causa. Ao todo, esses dados correspondem, em média, a taxa de um suicídio a cada 46 minutos.
Ao considerar os dados expostos, a propositura tem como objetivo desenvolver ações como a realização de palestras e debates e a distribuição de cartilhas de orientação a pais, alunos, professores e servidores. “Cada vez mais jovens e adolescentes vêm sendo diagnosticados com essa doença silenciosa que pode levar ao suicídio, é necessário que as escolas públicas tenham medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, mutilação e suicídio. Do mesmo modo, é preciso ser realizado tratamento com médicos profissionais e apoio da família”, justifica o deputado.