Dia da Família Militar agora está no Calendário Oficial de Goiás
Aprovada na Assembleia Legislativa, foi sancionada pela Governadoria e está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 21.514 (originalmente projeto de lei nº 4242/20), de autoria do deputado Coronel Adailton (PRTB). A iniciativa inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás, o Dia da Família Militar.
Segundo a justificativa apresentada pelo parlamentar, na então propositura, o Dia da Família Militar passou a fazer parte do calendário nacional, por meio de uma Portaria do Comandante do Exército, no ano de 2016. O dia 18 de setembro foi escolhido para ser comemorado, anualmente, em homenagem à Rosa Maria Paulina da Fonseca, nascida em 18 de setembro de 1802, em Marechal Deodoro, no estado de Alagoas.
Rosa Maria Paulina da Fonseca foi patronesse (mulher que é convidada para ser madrinha dos estudantes que vão se formar) da família militar e foi casada com Manuel Mendes da Fonseca, militar do Exército. Dessa união, nasceram dez filhos, dos quais oito eram homens e sete deles se dedicaram à vida militar. Seis filhos do casal foram enviados para a Guerra da Tríplice Aliança, também conhecida como Guerra do Paraguai (maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul), tendo retornado vivos apenas três deles.
Mesmo diante de tanta dor, o parlamentar frisa que “dois filhos do casal se destacaram por suas brilhantes carreiras, ambos tendo servido o País, honrosamente”: o marechal Manuel Deodoro da Fonseca foi uma das figuras centrais da Proclamação da República e o primeiro presidente do Brasil; e o general de brigada, médico João Severiano da Fonseca, foi patrono do Serviço de Saúde do Exército.
Diante disso, Coronel Adailton propôs que a celebração do Dia da Família Militar fosse incluída no Calendário Cívico de Goiás, como acaba de ocorrer, para engrandecer as mães e esposas que, segundo ele, a exemplo de Dona Rosa da Fonseca, representam um papel fundamental nas vidas dos soldados brasileiros “Muitas vezes, abrindo mão de suas realizações profissionais e projetos pessoais em prol daquilo que consideram um bem maior”.