Ícone alego digital Ícone alego digital

Alunos do CPMG Dr. César Toledo participaram, nesta terça-feira, da 6ª edição do projeto “Escola no Legislativo”

23 de Agosto de 2022 às 11:40
Crédito: Sérgio Rocha
Alunos do CPMG Dr. César Toledo participaram, nesta terça-feira, da 6ª edição do projeto “Escola no Legislativo”
Alunos da rede estadual visitam o espaço Cora Coralina e assistem ao filme 'Cora Coralina, Todas As Vidas' .

O projeto Escola no Legislativo, em sua sexta edição de 2022, recebeu, na manhã desta terça-feira, 23, 34 alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual da Polícia Militar (CPMG) Dr. César Toledo, localizado no setor Jardim Alexandrina, em Anápolis. A programação foi iniciada com a realização de uma palestra da servidora da seção de Educação para a Cidadania, Carolina Soares Sousa,  que discorreu sobre o tema “Origem, Evolução Histórica e Importância do Poder Legislativo”. 

Na palestra, Carolina Soares explorou a origem e a evolução histórica do Parlamento e as funções dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “O nosso intuito é mostrar a importância da história política do País, a importância do Poder Legislativo em todos os âmbitos e, também, trazer conhecimento para que os alunos possam fazer escolhas conscientes quando se tornarem eleitores. Nossa ideia principal é trazer proximidade entre os alunos e o Poder Legislativo goiano, para que eles desenvolvam o senso de dever político”, destacou.  

Após a palestra, os alunos assistiram ao filme “Cora Coralina, todas as vidas”, que faz parte da exposição “Cora Coralina: sou Paranaíba pra cá”, realizada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Em seguida, a professora Ethiene Gonçalves acompanhou os alunos por uma visita guiada pelas principais dependências do Palácio Maguito Vilela, como o plenário Iris Rezende. 

A coordenadora de área do CPMG Dr. César Toledo, professora Sheila Clarisa Gonzaga, ressaltou que a visita é importante para que os alunos aprendam na prática, os conteúdos aprendidos em sala de aula. “Nossos estudantes já têm domínio sobre o conhecimento apresentado, e conhecer a Alego é uma forma de vivenciar, in loco, o conteúdo e, principalmente, ajudar na formação social deles como cidadãos”, afirmou. 

A estudante Emily Rodrigues, de 17 anos, em sua primeira visita à Alego, explicou a importância do projeto Escola no Legislativo. “Nosso principal objetivo era conhecer a política de forma prática e a ida ao plenário Iris Rezende foi a parte mais interessante da programação”, disse. 

Despertando consciências

A iniciativa tem o intuito de estimular o desenvolvimento de uma consciência de cidadania e aproximar a sociedade, e especificamente a comunidade estudantil, o Legislativo e o trabalho parlamentar, que representa os anseios do povo. O objetivo é contribuir para uma educação voltada à formação de cidadãos dotados de competências que os habilitem a fazer suas escolhas e a atuar criticamente em seus respectivos cotidianos. 

O projeto Escola no Legislativo atende unidades integrantes de toda a rede de ensino de Goiás, tanto públicas quanto privadas. Em média, de 30 a 40 instituições educacionais, do ensino fundamental ao superior, circulam pelas dependências da Alego, anualmente. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.