Ícone alego digital Ícone alego digital

Governador apresenta matéria para redução do ICMS a produtores de etanol

05 de Setembro de 2022 às 07:39

Devido à Emenda Constitucional Federal nº 123, de 14 de julho de 2022, o governador Ronaldo Caiado (UB) encaminhou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a propositura nº 10542/22, que determina a concessão de crédito relativo ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) aos industriais produtores de etanol no estado.

A matéria estabelece que a concessão de crédito será embasada pelo porcentual de participação do produtor em relação aos volumes de etanol comercializado no período entre primeiro de abril de 2021 e 31 de março do corrente ano. Entretanto, o texto aponta sugestão da Secretaria de Estado da Economia (Economia) para que o benefício seja repassado unicamente aos produtores, não contemplando os distribuidores.

Para justificar a proposição, o governador pontuou o parecer da Economia, que explanou a pretensão de normatizar a concessão de crédito do ICMS aos industriais produtores de etanol, com o objetivo de garantir o repasse do auxílio financeiro proveniente da União. A pasta, também, reiterou que manter o diferencial competitivo entre o etanol e os combustíveis fósseis, com a redução de tributos sobre a cadeia produtiva de etanol é um dos objetivos da proposta.

A Procuradoria-Geral de Estado (PGE) atestou a viabilidade jurídica da matéria e considerou que a medida é decorrente do estado de emergência. Dessa forma, segundo o órgão, o entendimento jurídico é que as restrições impostas pela legislação eleitoral perdem efeito para suprir a excepcional situação de calamidade.  

A proposta encontra-se em tramitação na Comissão Mista, onde foi distribuída para análise e relatoria do deputado Francisco Oliveira (MDB). A matéria, no entanto, recebeu pedido de vista pela deputada Delegada Adriana Accorsi (PT).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.