Ícone alego digital Ícone alego digital

Eleitor em Goiás já pode consultar, no Portal do TSE, receitas e despesas dos candidatos na campanha eleitoral de 2022

01 de Setembro de 2022 às 15:30
Crédito: Seção de Publicidade
Eleitor em Goiás já pode consultar, no Portal do TSE, receitas e despesas dos candidatos na campanha eleitoral de 2022
Eleições 2022

O eleitor em Goiás já pode consultar o Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), para saber quanto seu candidato, a qualquer cargo, arrecadou e gastou até este momento na campanha eleitoral de 2022. Alguns dados são apresentados em forma de tabelas e infográficos para melhorar a divulgação. A ferramenta é essencial para garantir a transparência do processo eleitoral e expor ilegalidades.

Além dos dados de 2022, no DivulgaCandContas é possível consultar dados desde 2004. Os dados de 2022 são atualizados de hora em hora. No caso de doações recebidas, os responsáveis pela campanha do partido ou do candidato devem atualizar os dados no sistema até 72 horas após o recebimento. 

Para realizar consultas no DivulgaCandContas, basta acessar a ferramenta no Portal do TSE clicando em “Eleitor e Eleições”, menu localizado na barra superior da página, e em seguida em “Eleições 2022” e “DivulgaCandContas”. O acesso também pode ser feito pelo link divulgacandcontas.tse.jus.br.

Dados específicos

Na ferramenta, é possível consultar, ainda, dados das candidatas e dos candidatos, como nome completo, número na urna, lista de bens declarados e demais informações, considerando a restrição à divulgação da ocupação do lote ou apartamento, telefone e e-mail pessoal, conforme decisão do Plenário do TSE do dia 18 de agosto.

Para isso, basta escolher o ano do pleito no canto superior direito, a região e o candidato ou diretório estadual/distrital ou municipal. Para pesquisa no Brasil, aparecem dados sobre concorrentes à Presidência da República e diretórios nacionais. 

Cronograma

Esse ano, os relatórios financeiros e a prestação de contas parcial de campanhas, contendo toda a movimentação financeira ocorrida até 8 de setembro, serão recebidos de 9 a 13 do mesmo mês, com divulgação no dia 15. A prestação de contas final do primeiro turno será recebida até 1º de novembro e, no caso de segundo turno, até 19 de novembro.

É possível pesquisar na aba “Consultas Individuais/Contas Eleitorais” alguns assuntos específicos, tais como: 

Doadores e Fornecedores – consulta por pessoas físicas e jurídicas contratadas e as respectivas contribuições;

Limite de gastos – limite de gastos de campanha e contratação de pessoal;

Sobra de Campanha – consulta por candidato, direção partidária ou individual (disponível após a entrega de prestação de contas);

Dívida de Campanha – verificar qual candidato, direção partidária ou indivíduo está com dívidas de campanha;

Financiamento Coletivo – consultar dados de doação de recursos por meio da internet e de aplicativos eletrônicos administrados por empresas especializadas e aprovadas para esse tipo de serviço

Ranking de Doadores e Fornecedores – lista dos candidatos que mais usaram financiamento próprio para a campanha, dos maiores doadores pessoas físicas, dos maiores fornecedores (empresas mais contratadas) e concentração de despesas;

Comparativo entre Candidatos – comparativo considerando o total de recursos arrecadados e gastos de campanha; 

Estatística de Candidaturas – dados acerca de candidaturas, filiação, prestação de contas, processos eleitorais e demais informações; 

Repositório de Dados Abertos – acesso a dados brutos sobre candidatos, partidos, eleitorado e mesários, entre outros;

Prestação de Contas Esperadas – as prestações de contas esperadas de direções partidárias.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.