Escola do Legislativo inicia na próxima semana palestras sobre proteção da saúde mental de criança e adolescente
A Escola do Legislativo promove o seminário: "Setembro Amarelo: Estratégias para Proteção da Saúde Mental de Crianças e Adolescentes", nos dias 13 e 14 de setembro no auditório 2 da Assembleia Legislativa. A palestra será dividida em quatro blocos de quatro horas cada, totalizando 16 horas ao final, são 137 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo 3221-3199.
O intuito do evento é oferecer palestras sobre os maiores problemas da atualidade que ameaçam as crianças e adolescentes, como crimes cibernéticos, abuso sexual, violência doméstica, depressão e suicídio, com propostas de ações e estratégias de enfrentamento a esses males, de forma a capacitar os servidores para atuar na proteção dos direitos da infância e da juventude.
Na Alego, a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio é tradicional. Essa é uma oportunidade de abordar de forma transparente o tema, que é um problema de saúde pública no Brasil.
Cronograma
A abertura do seminário acontece no dia 13, às 8 horas com Milena Alves Costa, chefe da seção Pedagógica da Escola do Legislativo e com o diretor da Escola Teófilo Luiz. Na sequência, a deputada Lêda Borges (PSDB), presidente da Comissão da Criança e Adolescente, dá as boas-vindas aos participantes.
A primeira palestra será ministrada pela professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO), Daniela Sacramento Zanini, com a temática "Principais Causas de Comportamento Suicida em Crianças e Adolescentes e Fatores de Proteção". O colóquio terá uma pausa às 10 horas para um coffee break e retoma para abertura de debate, discussão, perguntas e respostas.
A segunda palestra será retomada às 14 horas, com a participação de Roberta Muniz Elias, presidente da Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB Goiás. Em seguida, Cida Alves, psicóloga da Secretaria de Saúde de Goiânia, traz a temática "Políticas para a Primeira Infância e para a Promoção da Saúde Mental e do Desenvolvimento Saudável".
A terceira palestra no dia 14, às 8 horas com Érika Reis, conselheira tutelar de Goiânia abre a manhã de debates. A palestra será comandada pela Elenice Mara Matos Novak, professora da Universidade Federal do Paraná, com o tema, "Violência Sexual de Crianças e Adolescentes" por meio da internet.
A abertura da última palestra, fica por conta da Ivonilde Bida Gonçalves do Conselho de Educação de Goiânia. Dessa vez, o tema é "A Importância do Brincar Livre e da Conexão com a Natureza para o Desenvolvimento Saudável das Crianças e Adolescentes", sob o comando de João Paulo Mello Amaral, coordenador do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana.