Ícone alego digital Ícone alego digital

Cientista Itami Campos fala da importância de se valorizar o voto para deputado estadual

28 de Setembro de 2022 às 12:47
Crédito: Denise Xavier
Cientista Itami Campos fala da importância de se valorizar o voto para deputado estadual
Programa "Alego Entrevista" discute a importância do voto para deputado estadual, com o Professor Doutor, Itami Campos

Doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP), Francisco Itami Campos é o convidado do programa Alego Entrevista para falar sobre a importância do voto para deputado estadual na semana que antecede as votações do primeiro turno das Eleições 2022. A atração, que é apresentada pelo jornalista Murilo Santos, vai ao ar nesta quarta-feira, 28, a partir das 18 horas, pela TV Assembleia (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), no site oficial do Parlamento estadual e, ainda, pelo canal do Youtube.

Itami Campos, que é autor de vários livros, como "Ciência Política - Introdução à Teoria de Estado" e "O Legislativo em Goiás", falou sobre as origens do Parlamento, e frisou a importância de se valorizar o voto para os legisladores estaduais. Segundo ele, é necessário que o eleitor busque todas as informações possíveis sobre os candidatos visando a melhor escolha nas urnas.

O cientista político observou que há mais candidatos a deputado federal do que estadual, sendo que Goiás conta com 17 assentos na Câmara dos Deputados enquanto a Assembleia Legislativa é composta por 41 representantes. Isso, segundo ele, traduz falta de consciência sobre a importância do Parlamento estadual, que atinge, sobretudo, os próprios eleitores e que muitos optam por votar em qualquer candidato escolhido de última hora, no dia da votação.

“Você tinha que ter uma referência, alguém que vai contribuir para a construção de um estado diferente. É dentro do Parlamento que essa concepção diferente pode gerar mudança e aprimoramento das políticas públicas. O pessoal não percebe essa importância da Assembleia Legislativa, do que a Casa de Leis estadual faz e pode fazer, e que pode ter mais proximidade com esses parlamentares do que com outros agentes políticos”, analisa.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.