Ícone alego digital Ícone alego digital

Data que celebra os profissionais da propaganda frisa a importância deles para uma comunicação cada vez mais eficiente

17 de Outubro de 2022 às 18:14
Data que celebra os profissionais da propaganda frisa a importância deles para uma comunicação cada vez mais eficiente

O Brasil celebra, nesta segunda-feira, 17, o Dia do Profissional de Propaganda. Vale ressaltar que, com o passar dos anos, a atuação desses trabalhadores, especialmente para os lugares de decisão e poder, como as Assembleias Legislativas, por exemplo, tem se tornado cada dia mais imprescindível, porque fortalecem a comunicação institucional desses espaços.

Para que a importância dessa profissão seja rapidamente compreendida, primeiro é preciso destacar as suas competências. Cabe ao profissional da propaganda a missão de difundir marcas, produtos e serviços. Na maior parte das vezes, isso é feito por meio de campanhas criativas. Materiais, esses, vinculados à cadeia de rádio e televisão e, nos últimos tempos, mais do que nunca, à internet. 

Na era digital, é praticamente impossível desassociar o cotidiano da propaganda. No dia em que se celebra a importância dessa data, é importante lembrar que os propagandistas — como também são chamados — estão envolvidos em todo o processo de criação de uma peça publicitária. Processo, esse, que vai desde a pesquisa até a veiculação nos canais de comunicação. 

Por vezes, os publicitários trabalham em parceria com jornalistas. Em tempos de fake news, a informação correta e precisa, seja sobre o que for, nunca se mostrou tão importante. Cabe a esses profissionais, que, afinal, também são comunicadores, o compromisso com a correta divulgação das ideias ou produtos. 

Na prática

Para ilustrar a importância desse trabalho, e tendo como base as campanhas desenvolvidas pelos servidores do Legislativo goiano, vale destacar a sequência de postagens sobre o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no último dia 10 de outubro. 

Divulgadas no perfil da Casa no Instagram (@assembleiago), a seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa (SPI) se empenhou em mostrar alguns dos projetos que tramitam ou tramitaram na Alego, recentemente, em favor da saúde mental do povo goiano. 

Dentre eles, consta a lei que criou o programa de cuidados, proteção e ações preventivas no estado. A matéria foi apresentada pelo deputado Coronel Adailton (PRTB). Também foi frisado o projeto assinado pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL). A matéria garante serviço psicológico em delegacias especializadas no atendimento à mulher, em atendimento ao idoso e de proteção à criança e ao adolescente. 

O deputado Cairo Salim (PSD) também é autor de uma proposta que sugere a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio. Esses e vários outros textos foram levados ao conhecimento da população por meio do trabalho cirúrgico dos servidores publicitários da SPI. 

Seja nas repartições públicas ou na iniciativa privada, sem a propaganda a missão de informar com qualidade se torna ainda mais desafiadora. Graças ao trabalho árduo, dinâmico, inovador e preciso desses profissionais é que a comunidade detém informações inegociáveis sobre os mais diversos assuntos que pautam a vida em sociedade. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.