Reeleito, deputado Cairo Salim reforça o seu compromisso de trabalhar em prol dos goianos na próxima Legislatura
Eleito com 40.359 votos, o deputado Cairo Salim (PSD) assume novo mandato na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) com o firme propósito de continuar o trabalho que realizou na Legislatura passada, cujo principal pilar foi apoiar os empreendedores para gerar empregos e impulsionar o crescimento econômico do estado. Nesse rol inclui desde o grande e o micro empresários até um vendedor ambulante. A defesa da família e dos princípios cristãos é um lema que ele também pretende continuar seguindo.
A lista de municípios que o deputado representa no Parlamento inclui Campinaçu, Palminópolis, Cristianópolis, Moiporá, Paraúna, Buriti de Goiás, Divinópolis de Goiás, Portelândia, Turvelândia, Joviânia, Itajá, Serranópolis, Indiara e Aparecida de Goiânia,
“Estou focado em trazer aos sete milhões de cidadãos goianos melhor qualidade de vida. Então se a gente consegue reduzir despesa, reduzir tudo que é desnecessário, além de fazer com o que o Governo seja mais atuante e tenha maior eficiência na hora de gerir os recursos públicos, então teremos cumprido o nosso papel”, afirma.
O combate à corrupção e à regalias dos poderosos foi uma das bandeiras de seu primeiro mandato. Mas Cairo Salim esclarece que, mais do que uma bandeira, é um desabafo contra a distância que se colocam aqueles que detém algum tipo de poder no País, da população.
“Sejam deputados, vereadores, juízes, delegados, coronéis da polícia, ou qualquer outra autoridade do Executivo, Legislativo ou Judiciário, o distanciamento é muito grande. Precisamos trazer essas entidades, essas corporações para realidade do povo. Enquanto nação, nós todos precisamos contribuir para isso”, assinala.
Novas forças
Para Salim, a eleição de 2022 trouxe uma nova configuração para a política em Goiás, principalmente por causa da ascenção de Wilder Moraes (PL), ao Senado, ligado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), além do crescimento do PL no Parlamento, com a eleição de três deputados, Delegado Eduardo Prado, Major Araújo e Paulo Cezar Martins. Ele destaca, também, a consolidação de MDB e do União Brasil como as principais siglas do estado.
“A população também começa a diferenciar quem é de esquerda, de direita e quem é de centro. Há uma mudança de conjuntura e de forças. Tem muita coisa para acontecer nessa nova legislatura, que vai refletir nas eleições municipais”, prevê.
Quanto ao seu relacionamento com o Executivo estadual, Cairo Salim destaca que foi reeleito na base do governador Ronaldo Caiado (UB) e pretende continuar ajudando a viabilizar sua gestão. “Claro, fiscalizando o Governo, mas apoiando em todos os projetos que são bons para nosso estado. Me posicionei com o Governo desde o início", afirma.
Perfil
Cairo Salim Marcelino Lopes, 39 anos, é natural de Goiânia, casado e pai de uma filha. É formado em Direito, com pós-graduação em Direito Administrativo e também é teólogo e empresário. Em seu primeiro mandato de deputado estadual, teve 18.579 votos.
O parlamentar iniciou na política quando tinha 16 anos. Foi presidente do PMDB-Jovem de Goiânia e, posteriormente, vice-presidente nacional do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.
O deputado reeleito atuou como diretor das Secretaria municipal de Goiânia de Esporte e Lazer e Secretaria Municipal de Saúde. Assumiu, como suplente, mandato na Câmara Municipal em 2016. Foi vice-presidente da Acieg-Jovem e diretor da Associação de Jovens Empresários e Empreendedores.