Iniciativa do deputado Tião Caroço, Assembleia Legislativa realizou sessão de homenagens na noite dessa quarta-feira, 19

20 de Outubro de 2022 às 07:30
Crédito: Sérgio Rocha
Sessão solene de homenagens proposta pelo deputado Tião Caroço

Por iniciativa do deputado Tião Caroço (UB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na noite dessa quarta-feira, 19, sessão solene extraordinária de entrega de Título de Cidadania Goiana e Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a várias pessoas, por relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás. A cerimônia teve lugar no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, e foi presidida pelo deputado Álvaro Guimarães (UB).

Compuseram a mesa do evento: deputado Álvaro Guimarães (UB), presidente em exercício; Tião Caroço, autor da propositura; Eduardo Seccata Caliman, pároco da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, em Goiânia; Sérgio Rodolfo Welker, empresário; e tenente-coronel Josué Cardoso da Silva, comandante diretor da Escola Estadual Cívico Militar Professora Lourdete de Fátima de Paiva Sutir, de Planaltina de Goiás.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, Álvaro concedeu a palavra ao deputado Tião Caroço, autor da propositura. Caroço falou do orgulho dele em homenagear pessoas que efetivamente trabalham em prol do engrandecimento do Estado. E fez uma referência distinta ao colega Álvaro Guimarães, a quem disse considerar um dos políticos mais íntegros que conheceu.

Após o discurso de Caroço, procedeu-se à entrega das honrarias. Em nome dos homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, discursou o tenente-coronel PM Josué Cardoso da Silva. Ele agradeceu a Tião Caroço pela honraria e ressaltou o orgulho de todos os homenageados. Falou do reconhecimento de cada um e que a homenagem aumenta a responsabilidade deles para trabalhar, cada vez, com maior disposição para garantir a segurança da sociedade goiana.

Em seguida, discursou o empresário Sérgio Rodolfo Welker, que agradeceu ao deputado Tião Caroço, a quem considerou um dos melhores políticos da região a qual representa e o melhor prefeito da história de Formosa, pela homenagem. Ressaltou que nasceu em um berço pobre, mas que sobrava riqueza moral a seus pais. Frisou a alegria de ser considerado goiano por direito, após 34 anos de trabalho árduo no Estado, lembrando que começou com cerca de 8 mil reais e, hoje, sua empresa atende clientes em todos os municípios do País.

Também fez uso da tribuna, para agradecer a honraria do Título de Cidadão Goiano, o padre Eduardo Seccato Caliman, o qual enfatizou a alegria e o orgulho em receber tamanha honraria. Ele está em Goiás há pouco mais de dois anos, mas já realizou uma obra social tão significativa, na Capital e em Aparecida de Goiânia, que o credenciou a ser agraciado com a cidadania honorária. Agradeceu a presença de sua mãe e lembrou o seu pai, falecido há quatro anos e meio. Depois dos agradecimentos, comandou a oração do Pai Nosso, encerrando as falas.

Antes de encerrar a sessão, Álvaro Guimarães cumprimentou o colega Tião Caroço pela sua propositura. Depois convocou outra sessão, de caráter ordinário, para esta quinta-feira, às 9 horas, no plenário Iris Rezende.

Título de Cidadania

Natural de Colatina, Espírito Santo, o padre Eduardo Caliman foi um dos homenageados com a honraria. Desde 2020 reside em Goiânia e atua como pároco na paróquia Rosa Mística. É diretor na creche Anjo da Guarda.

O outro homenageado que se tornou cidadão goiano foi o empresário Sérgio Rodolfo Welker. Nascido na cidade de Não Me Toque (RS), reside em Formosa desde 1989. Em 2011, foi condecorado como Cidadão Formosense pela Câmara de Vereadores.

Medalha Pedro Ludovico Teixeira

Ademilton Lopes de Carvalho