Wagner Neto: de deputado mais jovem à busca por protagonismo na próxima Legislatura, que tem início em fevereiro de 2023

10 de Novembro de 2022 às 14:43
Crédito: Carlos Costa
Dep. Wagner Neto

Deputado mais novo da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Wagner Camargo Neto (PRTB) foi reeleito para ocupar cadeira no Parlamento estadual com 32.543 votos no pleito de 2022, sendo o 19º mais bem votado no geral e o 10º com mais votos entre os reeleitos. Atualmente, o parlamentar está licenciado para tratamento de saúde.

Aos 31 anos, Wagner Neto representa na Alego municípios das regiões do Vale do São Patrício, Vale do Araguaia e Vale do Rio Vermelho, sendo eles Itapuranga, São Patrício, Guaraíta, Morro Agudo, Heitoraí, Uruana, Ipiranga, Faina, Goianápolis e Itaberaí.

O jovem natural de Itapuranga iniciou seu primeiro mandato na Casa de Leis no Patriota, do qual se desfiliou em razão de cláusulas de barreira, passou pelo Pros e atualmente é filiado ao PRTB. Ele tem sua atuação parlamentar mais destacada nas áreas de infraestrutura, agricultura familiar, educação, cultura, esporte e saúde.

Além de legislador estadual mais novo, Wagner Neto também ocupou em Itapuranga o posto de vice-prefeito mais jovem do estado herdando a vontade e a vocação política de seu pai, Júnior Camargo, que foi prefeito da cidade entre 2000 e 2008. Antes da experiência no Poder Executivo municipal, onde atuou como secretário municipal de Infra­estrutura e Cidades, o deputado se empenhava nas atividades políticas da Pontifícia Universidade Católica (PUC), onde cursa Engenharia Civil, e foi militante da juventude do PSDB.

Entrevista

Durante seu período de licença do mandato, no qual está sendo substituído pelo suplente Dr. Fernando Curado (PRTB), Wagner Neto falou com a Agência de Notícias da Alego sobre o cenário político em Goiás e no Brasil, além de seus projetos para o próximo quadriênio.

Qual a avaliação que o senhor faz das Eleições 2022 em nível estadual e federal?

A eleição na esfera estadual foi muito positiva ao governador Ronaldo Caiado que se reelegeu no 1°Turno, e fez a grande maioria dos deputados estaduais, tendo uma tranquilidade maior na montagem da sua equipe e de governabilidade. Já na esfera federal vejo que Lula teve uma vantagem nas urnas maior e Bolsonaro saiu vitorioso no Congresso Nacional elegendo a maioria dos deputados federais e senadores em seu partido e a ampla maioria quando considerado os partidos aliados.

Quais partidos saíram fortalecidos?

Saíram fortalecidos em nível federal o PL, PT, UB, PP e PSD. Já na esfera estadual, considero esses mesmos partidos e incluiria o MDB, PSDB e principalmente o partido ao qual pertenço, que é o PRTB, apresentando a terceira maior bancada da Alego.

Como será seu relacionamento com o Governo estadual reeleito?

Minha relação com o governador Caiado será com toda certeza de deputado de sua base aliada, com mais força pela ótima relação que tivemos no primeiro mandato e por ter aumentado de forma significativa os votos. Também por pertencer a um partido bem representado na Alego e parceiro do governador.

Qual sua expectativa para a próxima Legislatura e quais questões pretende legislar?

A expectativa para a próxima Legislatura é de ocupar lugar de destaque na Casa, pela representação partidária e pela experiência adquirida no primeiro mandato. Queremos assumir pautas para que o Governo possa investir ainda mais na infraestrutura, na pavimentação e duplicação de rodovias, na geração, distribuição e transmissão de energia. Na habitação com  a construção de mais casas populares, buscando a melhoria de toda logística, diminuindo as desigualdades regionais. E proposituras que contemplem a industrialização, a geração de empregos e renda.

Agência Assembleia de Notícias