Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenário deve deliberar sobre 26 projetos de autoria parlamentar na sessão ordinária híbrida desta quarta-feira, 9

09 de Novembro de 2022 às 10:30
Plenário deve deliberar sobre 26 projetos de autoria parlamentar na sessão ordinária híbrida desta quarta-feira, 9

Os 41 deputados da Casa de Leis devem apreciar pauta com 26 projetos de autoria parlamentar na tarde desta quarta-feira, 9, às 15 horas, durante sessão ordinária híbrida, no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela. Em primeira fase de discussão e votação nominal encontram-se 16 projetos de lei, já em segunda fase estão 10. Além desses, 17 estão na pauta com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Dentre as propostas em fase definitiva de votação está a protocolada com o número  n° 5570/19, de autoria do deputado Cairo Salim (PSD). O texto sugere medidas de combate à depressão nas escolas goianas. Se aprovada, a matéria visa incluir nos projetos pedagógicos das escolas públicas do estado de Goiás, medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio entre crianças, jovens e adolescentes.

Estima-se que a depressão atinja cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil. Da mesma forma, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam a depressão como a segunda maior causa de morte entre jovens da faixa etária entre 15 e 29 anos. Além disso, dados divulgados em setembro do ano passado pelo Ministério da Saúde, entre 2007 e 2016, registraram 106.374 mortes por suicídio, sendo que, em 2016, a taxa chegou a 5,8 por 100 mil habitantes, com 11.433 mortes por essa causa. Ao todo, esses dados correspondem, em média, a taxa de um suicídio a cada 46 minutos.

Ao considerar os dados expostos, a propositura tem como objetivo desenvolver ações como a realização de palestras e debates e a distribuição de cartilhas de orientação a pais, alunos, professores e servidores. “Cada vez mais jovens e adolescentes vêm sendo diagnosticados com essa doença silenciosa que pode levar ao suicídio. É necessário que as escolas públicas tenham medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, mutilação e suicídio”, justifica o deputado autor da proposta.

Outro projeto em destaque é o de  nº 3918/19, do parlamentar Virmondes Cruvinel (UB), que cria a Política Estadual de Incentivo ao Uso de Biomassa para a Geração e Cogeração de Energia Renovável. No processo, o parlamentar acentua que o incentivo ao uso de biomassa como fonte de energia funcionará como um excelente meio de diversificação da matriz energética em Goiás, a qual necessita cada dia de mais carga para impulsionar seu crescimento e desenvolvimento.  

Ele argumenta que a propositura visa incentivar a produção dessa fonte de energia renovável, por considerar seu relevante potencial de geração de energia e suas grandes vantagens como a pouca poluição por ela emitida, a não emissão de dióxido de carbono de acordo com o ciclo natural de carbono neutro.  

Além do fato de ser altamente viável e a resposta às variações de procura é elevada; além do baixo custo. “Afinal, a biomassa sólida é extremamente barata, as suas cinzas são menos agressivas para o ambiente, além de provocarem uma menor corrosão dos equipamentos como caldeiras e fornos”, exemplifica Cruvinel.  

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nesta quarta-feira, 9, consulte a pauta prévia.  

Sessões ordinárias   

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.     

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.