Ícone alego digital Ícone alego digital

Propositura de Delegada Adriana Accorsi tem o intuito de combater a intolerância política

23 de Novembro de 2022 às 09:15

Por iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) foi protocolada nesta Casa de Leis a propositura nº 10795/22, cujo objetivo é o fortalecimento da democracia por meio da implantação do Selo Estadual de Luta Contra a Intolerância Política.

A matéria estabelece que os critérios para obtenção do selo, sua concessão, modelo e confecção, bem como sua regulamentação ficará a critério do Poder Executivo. O selo, que terá validade de dois anos com possibilidade de renovação por mais dois, tem por objetivo reconhecer e divulgar práticas efetivas que promovam e valorizem o direito pessoal de cada indivíduo em expressar livremente suas predileções políticas.

A propositura permite, ainda, que o Estado firme convênios com instituições públicas e privadas, especialmente aquelas que atuam no meio social, para realização de eventos e campanhas que difundam a tolerância política e promovam a tolerância democrática. Para justificar a matéria, Accorsi pontuou que a máxima “política não se discute” é responsável pela falta de debate público sobre o tema e corrobora para a violência quando há pontos de vista divergentes. A deputada reiterou o posicionamento da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Goiás (OAB-GO), que enfatizou ser imprescindível a necessidade de civilidade para que a paz social e o respeito aos direitos humanos e políticos dos cidadãos sejam respeitados.

Accorsi apontou, ainda, que a prática do exercício político se dá, sobretudo, por meio da representação partidária nos Poderes Legislativo e Executivo, por meio de instrumentos previstos na Constituição Federal. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para análise e relatoria. Se receber aval positivo do colegiado, o projeto estará apto para votação em duas etapas pelo Plenário.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.