Será nesta terça-feira, 22, a abertura da 4ª edição do projeto Virada Ambiental

21 de Novembro de 2022 às 16:54
Será nesta terça-feira, 22, a abertura da 4ª edição do projeto Virada Ambiental

A abertura da 4ª edição do projeto Virada Ambiental será nesta terça-feira, 22, às 9 horas, na estrada São Domingos, próximo à Estação Elevatória de Água Bruta do Sistema Meia Ponte da Saneago, em Goiânia. Na ocasião, haverá o plantio de espécies vegetais, especialmente nativas, nos arredores do local. O objetivo é resgatar a biodiversidade e a recuperação dos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas.

Pensado, inicialmente, para neutralizar as emissões de carbono no âmbito da Universidade Federal de Goiás (UFG), o programa Virada Ambiental se expandiu por meio da Lei Estadual nº 20.552, de 11 de setembro de 2019, de autoria do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, deputado Lucas Calil (MDB). A legislação ficou conhecida como o Dia Estadual da Consciência Ambiental. Calil já tem presença confirmada no evento, assim como diversas autoridades ligadas à UFG, como a reitora Angelita Lima; e a outras instituições, como o diretor executivo do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Idesa), Ary Soares.

No dia 22 de novembro desse ano, toda a comunidade, impulsionada pelas prefeituras e instituições parceiras, é convidada a plantar mudas de espécies nativas em localidades diversas, com roteiros distintos. Dentre as programações estão passeios ciclísticos; concursos de redação e fotografias, dentre outros, as quais ocorrem, preferencialmente, de forma simultânea em todos os municípios. A ideia é que os cidadãos possam exercer uma prática efetiva e sustentável de proteção ao meio ambiente em que vivem.

Além dos Executivos municipais, o programa também acolhe outras instituições ou pessoas que desejem contribuir. A edição deste ano já recebeu inscrições de 174 municípios goianos, cinco órgãos públicos, sete empresas, sete entidades da sociedade civil organizada, além de 38 pessoas físicas.

O projeto Virada Ambiental busca conscientizar a todos sobre a degradação dos biomas, que traz graves consequências para o meio ambiente e para o ser humano. A vegetação tem o poder de capturar o carbono da atmosfera, principal responsável pelo efeito estufa, e, além disso, regula o fluxo de água, os níveis dos lençóis freáticos, controla a temperatura e a qualidade dos solos e contribui para a conservação da diversidade biológica.

O local exato do evento pode ser acessado no seguinte link: https://linktr.ee/viradaambiental

Agência Assembleia de Notícias