Ícone alego digital Ícone alego digital

Audiência pública nesta sexta-feira, 25, proposta pelo deputado Lucas Calil, vai debater o uso terapêutico do canabidiol

24 de Novembro de 2022 às 11:10
Audiência pública nesta sexta-feira, 25, proposta pelo deputado Lucas Calil, vai debater o uso terapêutico do canabidiol

Por iniciativa do deputado Lucas Calil (MDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente, a Assembleia Legislativa de Goiás vai realizar nesta sexta-feira, 25, uma audiência pública sobre os benefícios terapêuticos do canabidiol. O evento também vai contar com a participação de representantes da Associação Soucannabis, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Goiás (OAB-GO), do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). O encontro será no auditório das comissões e terá início às 8:30 horas.

O objetivo da audiência pública é promover um amplo debate sobre o uso medicinal do canabidiol, trazendo questões norteadoras sobre os aspectos políticos, jurídicos, científicos e clínicos, econômicos, associativos e sanitários. Durante o encontro, pessoas que fazem uso terapêutico da cannabis, por indicação médica, também vão compartilhar suas experiências. Essa audiência, conforme o parlamentar, pretende trazer à sociedade uma maior compreensão sobre esse tema tão controverso e cercado de preconceitos. 

O canabidiol (CDB) e o tetra-hidrocanabidiol (THC) são substâncias derivadas da maconha apresentadas numa baixa concentração, mas ainda não são fabricadas no Brasil. De acordo com médicos que prescrevem o produto, diferente dos medicamentos convencionais, o canabidiol não costuma causar efeito colateral no paciente e nem dependência química. É um produto que vem sendo usado em vários países do mundo no combate a várias doenças, tais como: epilepsia, autismo em grau severo, neuropatias crônicas, Parkinson, esquizofrênia, dores crônicas ou agudas. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.