Ícone alego digital Ícone alego digital

Semana da Arte Negra na Alego

24 de Novembro de 2022 às 11:20
Crédito: Hellenn Reis
Semana da Arte Negra na Alego
Desfile da 7ª semana de Arte negra
Pelo 7° ano consecutivo, a Assembleia Legislativa de Goiás sedia a Semana da Arte Negra. Durante a semana acontecem diversas manifestações artísticas com o intuito de valorizar a representatividade dos artistas negros.

Desde a última segunda-feira, o hall do Palácio Maguito Vilela, no Park Lozandes, em Goiânia, tem sido palco de diversas manifestações artísticas, produzidas por negros ou inspiradas na temática de combate ao racismo. A Semana Arte Negra é realizada nesse ano pelo gabinete da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), como forma de dar visibilidade e de valorizar a representatividade dos artistas negros, mostrando o que eles produzem, na sede do Poder Legislativo.

Logo na entrada do prédio, deputados, servidores e o público que visitam a Alego, podem conferir uma exposição de quadros produzidos por pintores como Selvo Afonso e Elson Nascimento. Segundo a curadora da mostra e também artista, Iara Leal, além de abrir portas, o evento tem um simbolismo importante. “É uma forma de trazer os artistas negros e as obras de inspiração afro para dentro de um espaço de poder. E isso tem uma relevância muito grande”, disse ela.

Completam a mostra, quadros produzidos por alunos da Escola João Barbosa Reis, de Aparecida de Goiânia, e do Colégio Estadual José Rodrigues Naves, que trabalharam a temática do racismo. Entre as obras feitas por estudantes, duas telas chamam a atenção pela beleza, pela riqueza de detalhes e pela história por trás delas. Os quadros foram produzidos pelo aluno Winícius Lima de Carvalho, do segundo ano do ensino médio de uma escola de Goianira. O estudante tem deficiência intelectual e visual, mas um talento inato para o desenho. Produziu as primeiras telas para a exposição e, agora, se sente motivado a continuar. “Estou muito feliz. Nunca tinha vindo na Assembleia e hoje eu estou conhecendo o lugar e participando da exposição. Agora, vou tentar seguir a carreira de artista”, disse ele.

A professora de Winícius, Giselly Luiza Costa, foi a responsável por incentivar o aluno a desenvolver o talento artístico. Como o rapaz é de uma família pobre, foi ela também que forneceu o material para o desenho e, em seguida, para a pintura. Além de revelar o talento do aluno, ela lembrou que a ideia foi trabalhar, com a comunidade escolar, o tema do combate ao preconceito racial.

Outros eventos

Nessa quarta-feira, 23, além da exposição, várias manifestações movimentaram a Semana da Arte Negra. Alunos da Escola Breaking de Goiânia animaram o público presente, com suas coreografias de danças de rua. O artista plástico Paulo Lima também mostrou sua arte, fazendo caricaturas dos visitantes. Ele também é autor de retratos realistas. Para encerrar os eventos, o hall de entrada da Alego virou uma verdadeira passarela para um desfile de modas somente com modelos negros e negras, vestindo roupas inspiradas na temática afro.

Ainda durante as atividades da Semana de Arte Negra, na noite de terça-feira, 22, a deputada Delegada Adriana Accorsi promoveu uma sessão solene para entrega de Certificado do Mérito Legislativo em homenagem a pessoas negras de destaque em Goiás. Entre os homenageados, a vereadora da cidade de Goiás, Elenízia da Mata de Jesus, a coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado, Iêda Leal e a presidente da Câmara de Vereadores de Goianira, Katia Alves Tourinho. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.