Semana da Arte Negra na Alego

Crédito: Hellenn Reis
Semana da Arte Negra na Alego
Desfile da 7ª semana de Arte negra
Pelo 7° ano consecutivo, a Assembleia Legislativa de Goiás sedia a Semana da Arte Negra. Durante a semana acontecem diversas manifestações artísticas com o intuito de valorizar a representatividade dos artistas negros.

Desde a última segunda-feira, o hall do Palácio Maguito Vilela, no Park Lozandes, em Goiânia, tem sido palco de diversas manifestações artísticas, produzidas por negros ou inspiradas na temática de combate ao racismo. A Semana Arte Negra é realizada nesse ano pelo gabinete da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), como forma de dar visibilidade e de valorizar a representatividade dos artistas negros, mostrando o que eles produzem, na sede do Poder Legislativo.

Logo na entrada do prédio, deputados, servidores e o público que visitam a Alego, podem conferir uma exposição de quadros produzidos por pintores como Selvo Afonso e Elson Nascimento. Segundo a curadora da mostra e também artista, Iara Leal, além de abrir portas, o evento tem um simbolismo importante. “É uma forma de trazer os artistas negros e as obras de inspiração afro para dentro de um espaço de poder. E isso tem uma relevância muito grande”, disse ela.

Completam a mostra, quadros produzidos por alunos da Escola João Barbosa Reis, de Aparecida de Goiânia, e do Colégio Estadual José Rodrigues Naves, que trabalharam a temática do racismo. Entre as obras feitas por estudantes, duas telas chamam a atenção pela beleza, pela riqueza de detalhes e pela história por trás delas. Os quadros foram produzidos pelo aluno Winícius Lima de Carvalho, do segundo ano do ensino médio de uma escola de Goianira. O estudante tem deficiência intelectual e visual, mas um talento inato para o desenho. Produziu as primeiras telas para a exposição e, agora, se sente motivado a continuar. “Estou muito feliz. Nunca tinha vindo na Assembleia e hoje eu estou conhecendo o lugar e participando da exposição. Agora, vou tentar seguir a carreira de artista”, disse ele.

A professora de Winícius, Giselly Luiza Costa, foi a responsável por incentivar o aluno a desenvolver o talento artístico. Como o rapaz é de uma família pobre, foi ela também que forneceu o material para o desenho e, em seguida, para a pintura. Além de revelar o talento do aluno, ela lembrou que a ideia foi trabalhar, com a comunidade escolar, o tema do combate ao preconceito racial.

Outros eventos

Nessa quarta-feira, 23, além da exposição, várias manifestações movimentaram a Semana da Arte Negra. Alunos da Escola Breaking de Goiânia animaram o público presente, com suas coreografias de danças de rua. O artista plástico Paulo Lima também mostrou sua arte, fazendo caricaturas dos visitantes. Ele também é autor de retratos realistas. Para encerrar os eventos, o hall de entrada da Alego virou uma verdadeira passarela para um desfile de modas somente com modelos negros e negras, vestindo roupas inspiradas na temática afro.

Ainda durante as atividades da Semana de Arte Negra, na noite de terça-feira, 22, a deputada Delegada Adriana Accorsi promoveu uma sessão solene para entrega de Certificado do Mérito Legislativo em homenagem a pessoas negras de destaque em Goiás. Entre os homenageados, a vereadora da cidade de Goiás, Elenízia da Mata de Jesus, a coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado, Iêda Leal e a presidente da Câmara de Vereadores de Goianira, Katia Alves Tourinho.

Agência Assembleia de Notícias