Ícone alego digital Ícone alego digital

Defesa das ações do Governo Federal e da autonomia legislativa marcam discursos da oposição na abertura do ano legislativo

18 de Fevereiro de 2026 às 16:30
Crédito: Will Rosa
Defesa das ações do Governo Federal e da autonomia legislativa marcam discursos da oposição na abertura do ano legislativo
Deputados Antônio Gomide e Gugu Nader discursam pela bancada de oposição

Os deputados Gugu Nader (Avante) e Antônio Gomide (PT) subiram à tribuna, durante a sessão solene de instalação da 4ª sessão da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), nesta quarta-feira, 18, para discursar em nome da oposição.

Após cumprimentar os demais parlamentares, servidores da Casa e autoridades presentes, Antônio Gomide agradeceu ao governador Ronaldo Caiado (PSD), ao presidente do Parlamento, deputado Bruno Peixoto (UB), e ao secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis, pela presença no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), durante sua internação na unidade após um acidente de trânsito, no início de janeiro.

Em seguida, Antônio Gomide destacou os feitos do Governo Federal nos últimos anos, com a afirmativa de que o país vive um tempo de grandes e positivas transformações. “O Brasil reencontrou o caminho do crescimento, da inclusão social, da defesa da soberania. Se agiganta, dialoga com todos os países, possui a inflação controlada e uma economia crescente”.

Ao apontar outras ações, Gomide enfatizou a existência de resultados que, segundo ele, se refletem em diferentes áreas. “Foi aprovada a Reforma Tributária, que estava parada há mais de 30 anos no Congresso Nacional, e, por unanimidade, o projeto de isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil”, frisou, ao apontar também a retomada do compromisso com o meio ambiente, com destaque para a realização da COP30 em 2025. “O Brasil hoje tem rumo, um Governo que cuida das pessoas. E é preciso dizer também: cuida dos goianos”, salientou.

O deputado evidenciou, também, pontos que, na visão dele, devem ser melhorados em Goiás, com ênfase na economia, valorização do servidor público e da saúde pública. “Governar exige sensibilidade social, exige equilíbrio e a capacidade de ouvir. E, aqui no Parlamento, nós, deputados da oposição, fazemos esse debate com muita seriedade, colocando o interesse do povo goiano acima de tudo”, afirmou Gomide.

Antônio Gomide apontou, ainda, a necessidade de atenção da administração estadual à Universidade Estadual de Goiás (UEG), cobrou fomento ao esporte goiano, com a reforma e a reabertura de espaços existentes para práticas esportivas, defendeu a preservação do Cerrado e, por fim, o diálogo entre os Poderes, visando a benefícios para a população goiana. “Nós sabemos que governar é tomar decisões, porém é preciso estar aberto ao diálogo. Nós, aqui na Assembleia Legislativa, temos o dever de escutar a sociedade, mas também queremos que as demandas da população sejam acatadas pelo Governo”, ponderou.

Antes de concluir o discurso, Gomide pediu aos pares responsabilidade na atuação parlamentar. “Lembro também, aos nobres colegas, neste reinício das atividades desta Casa, que não podemos nos render ao debate raso. Quando a classe política perde o respeito, a sociedade perde junto. Respeitar as divergências políticas fortalece a democracia. Podemos e devemos discutir todos os assuntos, com respeito, responsabilidade e educação”, concluiu o deputado petista.

Defesa da autonomia legislativa

Na abertura da sessão solene que marca a instalação da 4ª Sessão Legislativa Ordinária da 20ª Legislatura, coube ao deputado Gugu Nader (Avante) proferir o discurso inicial entre os parlamentares. Ele exaltou o compromisso com a democracia, com a Constituição Federal (CF) e a independência entre os Poderes. O parlamentar se posicionou como representante da oposição e ponderou sobre o desempenho das atividades parlamentares, sobretudo neste ano eleitoral.

“Falo em nome da oposição e exercer a oposição não é se opor a Goiás. É exercer um direito constitucional, fiscalizar, propor, questionar, aprimorar políticas públicas para que o Estado avance com equilíbrio e justiça”, defendeu Nader.

O legislador registrou os avanços e reconheceu os desafios da atual Legislatura, em especial nas relações entre a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e a Governadoria. “É para enfrentar esses desafios que essa Casa existe. A Assembleia Legislativa não pode ser a extensão de governo algum. Ela é Poder independente, com a missão de legislar com responsabilidade, fiscalizar com firmeza e representar a pluralidade do povo goiano”, declarou.

Gugu insistiu na consolidação da harmonia entre os Poderes. Para ele, “independência não significa confronto e sim maturidade institucional, harmonia com autonomia, com respeito às diferenças políticas”.

Ao encerrar sua fala, o deputado defendeu as prerrogativas parlamentares ao ressaltar o papel da Assembleia Legislativa de Goiás como espaço legítimo de debates democráticos. Ele destacou, por fim, a expectativa de um ano legislativo atento ao período eleitoral, mas que sustente a prioridade da atividade institucional.

“Que nenhum parlamentar seja tratado de forma desigual por seu posicionamento ou voto. A oposição será firme, responsável, propositiva. Nosso compromisso é com Goiás acima de qualquer projeto político. Que 2026 seja um ano de equilíbrio entre os Poderes, de fortalecimento das instituições e de respeito absoluto à democracia”, encerrou Gugu Nader. 

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.