Acesso à
Transparência

Ícone alego digital Ícone alego digital

Iniciativa de Helio de Sousa, Alego entregou Comenda Nabyh Salum a destaques da Medicina na noite dessa 4ª-feira, 23

24 de Novembro de 2022 às 07:30
Crédito: Carlos Costa
Iniciativa de Helio de Sousa, Alego entregou Comenda Nabyh Salum a destaques da Medicina na noite dessa 4ª-feira, 23
Sessão solene extraordinária de entrega da Comenda Nabyh

O deputado Helio de Sousa (PSDB) promoveu, na noite dessa quarta-feira, 23, sessão solene extraordinária de entrega da Comenda Nabyh Salum a médicos goianos. O evento teve lugar no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego.

Na oportunidade, foram homenageados seis médicos e duas médicas que, segundo Helio, se destacaram na promoção, proteção e defesa da Medicina no estado de Goiás.

A Comenda Nabyh Salum foi criada por projeto de lei de Helio de Sousa, em 2017, como forma de homenagear os médicos de Goiás. O nome da comenda honra um dos pioneiros da medicina goiana, o radiologista Nabyh Salum, falecido no final de 2016.

Além de Helio de Sousa, na condução dos trabalhos, compuseram mesa: o presidente da Comissão de Saúde da Alego, deputado Gustavo Sebba (PSDB); o deputado Fernando Curado (PRTB); o deputado Cairo Salim (PSD); e o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Ferreira Fonseca.

Discursos

Helio de Sousa lembrou que Nabyh Salum foi um médico que trabalhou de forma efetiva para a criação e consolidação das seguintes entidades: Associação Médica de Goiás, Academia Goiana de Medicina, Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás e a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás.

“Nabyh Salum foi um médico que dedicou a sua vida às inovações que a medicina de Goiás precisava. Ele foi decisivo na criação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Por mais de 30 anos foi professor naquela universidade”, disse Helio.

O parlamentar lembrou, ainda, que em 2020 outro projeto foi aprovado, visando incluir a participação da Assembleia Legislativa nas indicações a essa comenda. “Com a nova redação, também foram acrescentadas as indicações feitas pela Comissão de Saúde da Assembleia e pela Mesa Diretora da Casa. No ano de 2022, foi aprovado projeto de resolução incluindo a indicação feita pela Associação dos Médicos Servidores Públicos de Goiás (Amespe)”, explicou.

O gastroenterologista Heitor Rosa subiu à tribuna para discursar em nome dos homenageados. Ele destacou a grandeza do médico que carrega o nome da comenda que receberam: Nabyh Salum, um profissional que carrega o peso dessa homenagem.

“Orgulha-me estar ao lado de brilhantes médicos dos quais tenho a honra de ser colega. São detentores de elevado nível de destaque profissional, nosso estado deve muito a vocês. Minha modesta colaboração ao progresso da medicina de Goiás deveu-se à atividade acadêmica que desenvolvi por 50 anos. Todos nós trabalhamos pelo respeito à profissão médica e pelo bem da nossa população”, disse Heitor Rosa.

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, Gustavo Sebba, também fez uso da palavra para enaltecer a relevância das pessoas homenageadas. “Helio de Sousa é nosso professor nessa Casa. Tenho orgulho de ter compartilhado oito anos ao lado desse colega. Essa homenagem que ele entrega hoje é de uma representatividade muito grande. Cumprimento a todos os condecorados, que tanto contribuem para a saúde e construção da história da medicina do nosso estado.”

O deputado estadual e médico Fernando Curado (PRTB) salientou que estava vivendo um momento sublime com o convite feito por Helio de Sousa para participar da solenidade. Segundo Fernando, essa homenagem é muito importante para a classe médica, a qual merece cada vez mais valorização.

“Essa condecoração em vida jamais será esquecida. É com honra que estou aqui como convidado. Vocês, que estão sendo homenageados, merecem cada palavra e gesto simbólico desta Casa de Leis. Podem contar conosco!”, reforçou Curado.

Por fim, o cardiologista Carlos Luz Elias, também, agradeceu a honraria recebida em nome dos condecorados. “Fiquei emocionado com todas as palavras que foram ditas hoje. Isso mostra que estávamos e estamos no caminho certo. Me lembro da luta para incorporação do bônus no salário dos médicos servidores públicos estaduais”, citou.

Luz reforçou sua gratidão aos colegas presentes. “Fiz muitos amigos. Aos amigos homenageados dedico todo meu respeito. Estamos agradecidos por esse momento, que nos faz sentir tão bem. Cada um com a sua história. Agradeço especialmente a minha esposa, que foi a maior parceira em todos os momentos."

Os homenageados

Heitor Rosa – Gastroenterologista, indicado pela Associação Médica de Goiás;
Maria Ângela da Silva Tolentino – Neurologista, Academia Goiana de Medicina;
Valdenir Ribeiro – Oftalmologista, Associação dos Hospitais do Estado de Goiás;
Leonardo Mariano Reis – Oftalmologista, Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás;
Carlos Luz Elias – Cardiologista, Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa;
Maria Goretti Polito – Nefrologista, Associação dos Médicos Servidores Públicos do Estado de Goiás;
Antônio André Dias da Silva – Cardiologista, Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás;
Luiz Rassi Júnior, Cardiologista, Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.