Ícone alego digital Ícone alego digital

Presidente Bruno Peixoto confirma que assumirá interinamente o Governo de Goiás entre 29 de outubro e 3 de novembro

23 de Outubro de 2026 às 10:45
Crédito: WillRosa
Presidente Bruno Peixoto confirma que assumirá interinamente o Governo de Goiás entre 29 de outubro e 3 de novembro
Presidente Bruno Peixoto

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), confirmou que assumirá interinamente o Governo de Goiás entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro. A decisão foi tomada após o parlamentar alterar a data de uma viagem pessoal, inicialmente prevista para coincidir com o período de férias do governador Daniel Vilela (MDB).

Com a mudança na agenda, Peixoto permanecerá em Goiás para exercer temporariamente a chefia do Poder Executivo estadual, conforme estabelece a ordem de sucessão prevista na Constituição do Estado, uma vez que Daniel não tem vice.

Anteriormente, a expectativa era de que o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim, assumisse o comando do Executivo durante o afastamento do governador. A possibilidade havia sido anunciada diante da previsão de que Daniel Vilela e Bruno Peixoto estariam ausentes no mesmo período.

No entanto, com o adiamento da viagem do presidente da Alego, não será mais necessária a convocação do chefe do Poder Judiciário para assumir interinamente o Governo de Goiás.

Sucessão estadual

De acordo com a Constituição estadual, em caso de impedimento do governador e do vice-governador, a chefia do Executivo deve ser exercida, sequencialmente, pelo presidente da Assembleia Legislativa e pelo presidente do Tribunal de Justiça.

Dessa forma, diante da ausência de um vice-governador em exercício e do afastamento temporário de Daniel Vilela, caberá a Bruno Peixoto assumir a administração estadual durante os seis dias previstos.

A alteração na agenda do parlamentar garante o cumprimento da ordem constitucional de sucessão e assegura a continuidade administrativa do Governo de Goiás durante o período de afastamento do titular do Executivo.

Ao término das férias, previsto para o dia 3 de novembro, Vilela reassumirá suas funções à frente do Governo.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.