Com aval definitivo do Plenário, Festa do Capim de Novo Gama poderá ser incluída no calendário cultural do estado
O Plenário aprovou, em segunda e definitiva votação, o projeto de lei n° 6858/21, de autoria da deputada Lêda Borges (PSDB), que tem o intuito de incluir no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás a Festa do Capim, realizada no município de Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal. A votação aconteceu durante a Ordem do Dia da sessão ordinária híbrida desta terça-feira, 29.
De acordo com a propositura, a festa deverá ser realizada, anualmente, no mês de agosto. "Trata-se de um evento para fomentar a difusão dos saberes tradicionais, valorização do patrimônio natural e cultural, importância dos processos criativos para o artesanato feito com o capim colonhão", anotou a autora, na justificativa do projeto. Lêda acrescentou, ainda, que a festa poderá movimentar a economia e que é, inclusive, uma demanda dos moradores locais.
"Essa planta forrageira, presente em abundância no Cerrado, tem transformado a vida de jovens e mulheres de comunidades rurais no Entorno do Distrito Federal, haja vista que o artesanato com o capim colonhão significa mais do que renda para famílias que vivem no campo", afirmou a parlamentar, na justificativa da propositura.
A matéria segue, agora, para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB), que poderá sancioná-la ou vetá-la.