Ícone alego digital Ícone alego digital

Com aval definitivo do Plenário, Festa do Capim de Novo Gama poderá ser incluída no calendário cultural do estado

29 de Novembro de 2022 às 16:06

O Plenário aprovou, em segunda e definitiva votação, o projeto de lei n° 6858/21, de autoria da deputada Lêda Borges (PSDB), que tem o intuito de incluir no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás a Festa do Capim, realizada no município de Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal. A votação aconteceu durante a Ordem do Dia da sessão ordinária híbrida desta terça-feira, 29. 

De acordo com a propositura, a festa deverá ser realizada, anualmente, no mês de agosto. "Trata-se de um evento para fomentar a difusão dos saberes tradicionais, valorização do patrimônio natural e cultural, importância dos processos criativos para o artesanato feito com o capim colonhão", anotou a autora, na justificativa do projeto. Lêda acrescentou, ainda, que a festa poderá movimentar a economia e que é, inclusive, uma demanda dos moradores locais.

"Essa planta forrageira, presente em abundância no Cerrado, tem transformado a vida de jovens e mulheres de comunidades rurais no Entorno do Distrito Federal, haja vista que o artesanato com o capim colonhão significa mais do que renda para famílias que vivem no campo", afirmou a parlamentar, na justificativa da propositura. 

A matéria segue, agora, para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB), que poderá sancioná-la ou vetá-la. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.