Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego inaugura restaurante escola que oferece alimentação e cursos

30 de Novembro de 2022 às 18:05
Crédito: Carlos Costa
Alego inaugura restaurante escola que oferece alimentação e cursos
Inauguração de Cora Restaurante Escola Senac
Um restaurante inédito em Goiás foi inaugurado nesta quarta-feira, 30, pela gestão da 19ª Legislatura, na sede da Assembleia Legislativa. Para o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira, o Cora Restaurante Escola Senac é mais um sonho que se torna realidade. "Não poderia deixar de citar o empenho de todos deputados que deram sustentação para mais essa realização", afirmou. Ele lembrou também a parceria do Senac para concretização do empreendimento, que homenageia Cora Coralina.

“É mais um sonho que se torna realidade, mais um marco da nossa gestão nessa 19ª Legislatura, um restaurante à altura desta Casa e da sociedade goiana”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira (PSD), na manhã desta quarta-feira, 30, durante a inauguração do Cora Restaurante Escola Senac, no terceiro andar do Palácio Maguito Vilela. A inciativa é uma parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac) e além de fornecer alimentação para servidores e visitantes, vai ministrar cursos de gastronomia para a rede de restaurantes de Goiás. 

“Não poderia deixar de dizer aos nobres deputados presentes, que todos esses sonhos só foram possíveis, graças ao empenho de todos vocês que deram uma sustentação política e administrativa, para que a gente pudesse sonhar com essa nova sede, com a inauguração desse Restaurante Escola e, ainda, com tantas outras conquistas que poderia citar aqui e das quais muito me orgulho”, ressaltou o presidente da Alego.

Deputados e convidados cortaram a fita de inauguração. Dentre os visitantes estava o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros; o presidente Fecomércio de Goiás, Marcelo Baiocchi; o diretor do Sistema da Confederação Sesc/Senac, José Leopoldo da Veiga Jardim; o presidente da Fecomércio do Distrito Federal, José Aparecido da Costa Freire; o presidente da Fecomércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior; o presidente da Fecomércio do Rio de Janeiro, Antônio Florêncio de Queiroz e o presidente da Fecomércio de Roraima, Ademir dos Santos.

Também estavam presentes a embaixadora de Barbados, Tonika Maria Thompson; o embaixador da Índia, Suresh Reddy; o representante da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Anselmo Pereira; o secretário da Indústria e Comércio de Goiás, Joel Sant'Anna Braga e, ainda, os deputados estaduais Álvaro Guimarães (UB), Cairo Salim (PSD), Fernando Curado (PRTB), Henrique Arantes (MDB), Max Menezes (PSD) e Virmondes Cruvinel (UB).  

Um vídeo mostrou como funciona o Cora Restaurante Escola Senac. "Inauguramos o primeiro restaurante escola em Goiás, num estado com déficit de três mil profissionais da área da gastronomia e, aqui, teremos a oportunidade de preparar inúmeros profissionais”, salientou José Leopoldo da Veiga Jardim, diretor do Sesc/Senac de Goiás. 

O presidente da CNC lembrou que “o nosso sistema atua de forma integrada entre o Sesc/Senac. O Sesc disponibiliza cursos de alfabetização e o Senac oferta cursos profissionalizantes e universitários. Isso demonstra que nossa preocupação é instruir o povo para que possa saber escolher seus representantes e preservar a democracia”.

Também discursou o presidente da Fecomércio em Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro, que toma posse no segundo mandato à frente da entidade. “Esse restaurante é também para dar mais conforto ao trabalho parlamentar que muitas vezes acontece ao longo de todo o dia e, em várias sessões, se estende até à noite”, comentou.

Lissauer agradeceu a participação de todos. Ele assegurou que o objetivo do restaurante é implantar um local de formação de mão de obra qualificada para todo o setor de alimentação em Goiás e convidou os presentes para o almoço inaugural. 

Restaurante Escola Senac é o primeiro em Goiás

Em todo o Brasil existem 28 restaurantes com esse mesmo formato. Esse da Alego adota um modelo inovador, viabilizado graças ao  investimento em sua infraestrutura, permitindo que a Alego garanta uma refeição de qualidade, com cardápio balanceado e com preço acessível, tanto aos seus servidores quanto à comunidade. Em breve, o Tribunal de Justiça deve inaugurar mais uma unidade em Goiás.

Para abrir as portas, o Cora Restaurante Escola do Senac formou uma equipe com cerca de 38 profissionais fixos que, primeiro passaram por um processo seletivo e tiveram treinamentos em diversas áreas, ao todo 12 capacitações, por meio das quais puderam aprimorar uma série de técnicas ligadas ao manejo da cozinha, ao preparo e conservação de alimentos, além de relacionamento interpessoal e atendimento ao público. Por último, esses  profissionais conheceram a nova estrutura, que conta com separação de cozinha quente e fria, açougue, confeitaria, bebidas, higienização e salas teóricas.

De acordo com a gestora de gastronomia do Senac e gerente do projeto Restaurante Escola, Juliana Barroso, esse restaurante escola veio para inovar e contribuir sobremaneira para a formação de mão de obra qualificada na cadeia de gastronomia de Goiás. Segundo ela, a estrutura foi montada para seguir todas as normas exigidas pela RDC 216, da Anvisa, que regulamenta as boas práticas e técnicas de alimentação e manipulação de alimentos. 

O Cora, além de proporcionar um cardápio de qualidade a deputados, servidores e comunidade em geral, vai oferecer vários cursos, contribuindo para a formação da cadeia de gastronomia em Goiás. A perspectiva é que a escola tenha capacidade para formar até 420 alunos por ano, nas mais diversas modalidades de cursos, desde os mais curtos, com 15 horas de duração, até formações mais completas, com 570 horas-aula. A ideia é que além dos funcionários fixos, temporariamente, estagiários façam parte da equipe, durante a realização dos diversos cursos que ainda deverão ser anunciados”, ressalta Barroso.

Refeição de qualidade com preço justo 

“Apesar de estar dentro da Alego, o Cora é um restaurante também pensado para a sociedade, porque qualquer pessoa pode entrar e fazer uma refeição ou se inscrever em um dos cursos que serão disponibilizados. A  ideia é implantar aqui o buffet por peso, que é uma opção muito viável, trabalhar com alta gastronomia, mas com preço acessível. Aqui as pessoas, servidores ou não, deverão ter uma refeição pelo mesmo preço que encontram na rua, mas com uma qualidade superior”, revelou Juliana. 

Ela seguiu dizendo que “fora o buffet, temos produtos para atender um público diferenciado, temos o 'mi leva', que é uma marmitinha super econômica e temos, ainda, o delivery interno com um mini-executivo, sendo salada e prato principal. Além disso, ainda teremos os carrinhos internos que vão atender no café-da-manhã e lanche, tentando facilitar a vida do servidor, melhorando o ambiente de trabalho. A ideia é mesmo trazer comodidade, sem precisar sair do ambiente de trabalho. Tentamos atender ao máximo a grande diversidade de pessoas que existem dentro da Alego”, completou.

Apesar de muita aguardada, a inauguração do Restaurante Escola Senac, “deve funcionar como um pré-teste para que o Cora possa avaliar se toda a sua estrutura está funcionando bem e determinar uma data para iniciar seu funcionamento'', explicou a gerente. Ela segue dizendo que “ainda não temos data para abertura ao público, pois antes disso deveremos fazer os ajustes necessários para a abrir as portas definitivamente. Esperamos que seja em breve”. 

Homenagem à doceira e poetisa

O nome é uma homenagem em referência à poetisa e símbolo goiano, Cora Coralina, que antes de se revelar como uma grande escritora, se mostrou uma doceira de mão cheia. Foi adoçando a vida de muitos que ela demonstrou que, para além dos seus talentos com os doces, também tinha um talento especial com as palavras. Suas receitas e poesias continuam sendo lembrados  até hoje.

De acordo com Juliana Barroso, o cardápio do novo restaurante será baseado na gastronomia contemporânea regional, o que significa que se trata de uma comida moderna, mas com toques e produtos regionais. Além disso, a sustentabilidade também será um dos pilares: “nosso cardápio será dividido em estações. Em cada uma delas utilizaremos, preferencialmente, os ingredientes da época, contribuindo também com o meio ambiente”, ressaltou a coordenadora. 

 

 

 

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.