Comenda Professor Nion Albernaz poderá ser entregue a alunos que tenham se destacado na realização de trabalhos literários

12 de Dezembro de 2022 às 16:48

Está apta a ser analisada, em primeira votação, pelo Plenário do Legislativo goiano, a proposição de nº 8267/21, que tem o objetivo de alterar a Lei nº 20.001, de 07 de março de 2018, que institui a Comenda Professor Nion Albernaz. A honraria é concedida a diretores e lideranças inspiradoras com resultados positivos e a estudantes que se destacaram no ano letivo. O gesto valoriza e reconhece publicamente o empenho deles, estimulando os demais a continuarem aprimorando as práticas escolares na rede pública estadual de ensino.

A iniciativa pretende criar parágrafo específico estendendo o benefício aos estudantes do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e médio, que tenham se destacado na realização de trabalhos literários. A mudança na legislação foi proposta pelo deputado Thiago Albernaz (MDB), neto de Nion.

A matéria poderá ser votada pelo Plenário da Alego ainda este mês. Obtendo sinal verde em duas fases de deliberação, a modificação proposta por Thiago Albernaz estará apta a ser acolhida e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB).

Mais sobre a condecoração

A comenda homenageia, desde 2018, o professor e político Nion Albernaz, falecido em setembro de 2017, aos 87 anos de idade. Além de ter atuado como deputado federal, vereador e prefeito de Goiânia, esse último por três mandatos, Nion trabalhou, por seguidos anos, como professor de matemática no Colégio Lyceu de Goiânia.

Na justificativa da matéria, Thiago Albernaz frisa que o avanço tecnológico facilitou as pesquisas e, consequentemente, diminuiu o hábito da leitura entre os jovens. “Dessa forma, a proposta mostra-se de grande importância, tendo em vista o incentivo à leitura e à escrita por parte dos jovens, melhorando o raciocínio, o vocabulário, a interpretação e propiciando senso crítico, bem como amplo conhecimento e diversificado sobre vários assuntos”.

Agência Assembleia de Notícias