Gustavo Sebba alerta para possibilidade de interrupção de atendimento na Santa Casa de Anápolis
O deputado Gustavo Sebba (PSDB), que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), chamou a atenção dos colegas de Parlamento para a possibilidade de suspensão de atendimento na Santa Casa de Anápolis, município que fica a 55 quilômetros de Goiânia. Ele discorreu sobre o assunto no período de discussão de matérias da sessão ordinária híbrida desta quinta-feira, 15.
O parlamentar alertou que, em razão da escassez de recursos financeiros, o hospital irá desativar, até o final deste mês, setores como os de UTIs e o Pronto Socorro de Urgência. Na ocasião, o parlamentar solicitou apoio aos também deputados Coronel Adailton (PRTB) e Antônio Gomide (PT), que são de Anápolis, para que façam gestões para evitar a interrupção dos serviços de saúde prestados pela Santa Casa daquela cidade.
Na avaliação de Gustavo Sebba, a ameaça iminente de fechamento da unidade de saúde, decorre do fato de não haver repasses financeiros por parte da prefeitura de Anápolis, responsável, segundo ele, pelo envio de até 70% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para serem atendidos no local. “A Prefeitura de Anápolis não dá um centavo para a Santa Casa, mas envia uma grande quantidade de pessoas para ser atendida lá”, observou Gustavo Sebba.
Por fim, o presidente da Comissão de Saúde da Alego acrescentou que um outro problema na unidade de saúde é o atraso no pagamento dos salários dos médicos que, também, ameaçam parar de trabalhar. “A Santa Casa é uma referência, vive de filantropia, precisamos ajudá-la. Essa Casa de Leis precisa tomar uma providência frente a isso”, arrematou.