Gustavo Sebba concede Título de Cidadania Goiana ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nessa quinta-feira, 26

25 de Janeiro de 2023 às 09:30

Por iniciativa do deputado Gustavo Sebba (PSDB), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoverá nesta quinta-feira, 26, sessão solene extraordinária para entrega de Título de Cidadania Goiana ao governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). A cerimônia está marcada para às 10 horas e terá lugar no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela.

De autoria do deputado Gustavo Sebba, a propositura foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) em 6 de setembro de 2022 e está no Diário Oficial do Estado como a Lei Estadual nº 21.568 (originalmente projeto de lei nº 8705/21).

Título de Cidadania

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite começou sua trajetória na administração pública como assessor, chefe de gabinete e secretário interino na prefeitura de sua cidade natal, Pelotas (RS). Em 2008 elegeu-se vereador aos 23 anos, sendo eleito presidente da Câmara Municipal de Pelotas para o biênio 2011-2012. Em 2012 candidatou-se ao cargo de prefeito do município, sendo eleito com 57,15% dos votos aos 27 anos, tornando-se o chefe do Executivo mais jovem na história da cidade.

Na eleição de 2018 foi eleito, pela primeira vez, governador do Rio Grande do Sul ao derrotar, no segundo turno com 53,62% dos votos válidos, o então governador José Ivo Sartori. Em 2022 Leite foi eleito para o seu segundo mandato, após derrotar o ex-ministro, Onyx Lorenzoni, também no segundo turno com 57,12% dos votos válidos.

Agência Assembleia de Notícias