Nos 79 anos de Quirinópolis, Paulo Cezar destaca a importância do município para a economia do Sudoeste goiano

23 de Janeiro de 2023 às 09:22

Nas comemorações dos 79 anos de emancipação política de Quirinópolis, no último domingo, 22, o deputado  Paulo Cezar Martins (PL), filho da cidade e representante do município na Assembleia Legislativa, destaca a importância da cidade para o crescimento da economia do Sudoeste goiano.

Paulo ressalta que Quirinópolis é hoje uma das cidades mais prósperas de Goiás e irradia desenvolvimento para os municípios da região, considerada berço do agronegócio. “Como cidade polo, Quirinópolis é referência de desenvolvimento e qualidade de vida”.

O deputado tem Quirinópolis como sua principal base eleitoral e uma ligação afetiva que se confunde com a história da própria família. O pai, Augusto Pereira, é ex-vereador por cinco mandatos no município, tendo sido presidente da Câmara de Vereadores em três oportunidades. A mãe, Maria Alice, já falecida, trabalhou como professora e diretora na rede municipal de ensino.

O deputado afirma que o grande desafio de Quirinópolis é se transformar no maior polo universitário do Sudoeste, com foco em ciências médicas. Por isso, tem trabalhado para garantir a instalação do primeiro curso de Medicina no município, que para ele vai abrir novos caminhos no desenvolvimento da região.

Além da pujança econômica, destaca Paulo Cezar Martins, sua terra natal tem referência em cultura e gastronomia. Por exemplo, abriga, no Palácio da Cultura Sodino Vieira de Carvalho, um dos mais festejados espaços culturais do estado, sem contar o tradicional Festival Gastronômico Chica Doida, prato típico à base de milho, cuja receita foi criada há mais de 60 anos, pelo casal Petronilha Ferreira Cabral e João Batista da Rocha. Petronilha foi passando a receita para vizinhas, filhas e amigas, até que o prato se popularizou.

Com o passar dos anos, ele se tornou conhecido, não só em Quirinópolis, mas em todo o estado. O prato ganhou título de Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás e não pode faltar na Festa Junina da região, por exemplo.

Em seu mandato, Paulo Cezar Martins já destinou mais de R$ 5 milhões em forma de emendas parlamentares, cujos recursos foram fundamentais para garantir o desenvolvimento do município. “O grande Ulysses Guimarães dizia que as cidades são feitas de pessoas" , frisa Paulo Cezar, ao sintetizar o sentimento que tem pela cidade. “É tudo para mim, é meu porto seguro”.

Agência