Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados são empossados

01 de Fevereiro de 2023 às 15:20
Crédito: Carlos Costa
Deputados são empossados
Sessão solene de posse da 20ª Legislatura - II
Em sessão solene realizada nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, foram empossados os 41 parlamentares estaduais eleitos para a 20ª Legislatura da Alego.

Na tarde desta quarta-feira, 1º de fevereiro, foi realizada a cerimônia de posse dos parlamentares estaduais eleitos para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). No plenário Iris Rezende lotado, os trabalhos foram conduzidos pelo deputado Bruno Peixoto (UB), já que, conforme preconiza o Regimento Interno da Casa, esse ato cabe ao parlamentar mais votado na Legislatura. 

Após abrir a sessão solene, Bruno Peixoto convidou, para compor provisoriamente a Mesa Diretora, o deputado Lucas do Vale (MDB), que ocupou a 1ª secretaria, e o parlamentar Lucas Calil (MDB), para a 2ª secretaria. 

Rito de posse

Após a composição da Mesa e os cumprimentos às autoridades presentes, Bruno Peixoto deu início aos ritos de posse, que são estabelecidos pelo artigo 3º do Regimento Interno da Alego. 

O ato de posse começou com a leitura do compromisso constante do Regimento: “Prometo desempenhar fielmente o meu mandato, promovendo o bem geral do estado de Goiás, dentro das normas constitucionais”. Em seguida, foram lidos os nomes dos deputados constantes da relação de eleitos e cada um deles foi chamado, em ordem alfabética, para se levantar e ratificar a declaração, dizendo: “Assim o prometo”.  

Após o ato, Bruno Peixoto declarou empossados os 41 parlamentares estaduais eleitos para a 20ª Legislatura, que transcorrerá no período de 1º de fevereiro de 2023 a 31 de janeiro de 2027.

O primeiro secretário em exercício, deputado Lucas do Vale, fez a leitura do termo de posse, documento que foi assinado por todos os parlamentares, em livro próprio. 

Discurso

O deputado reeleito Talles Barreto (UB) foi escolhido para discursar em nome dos parlamentares eleitos. O deputado enalteceu a atuação dos presidentes de legislaturas anteriores e afirmou que o apoio do governador Ronaldo Caiado foi decisivo para que, segundo Barreto, a Alego adquirisse o status de Casa de Leis mais proficiente e bem aparelhada do país. “Foi crucial o trabalho conjunto das deputadas e deputados, em total sinergia com os servidores da Casa, desde o mais simples até o mais graduado”, elogiou o parlamentar.

Sobre a nova sede da Alego, destacou não apenas o prédio-sede, mas também a “instrumentalização digital a serviço da agilidade indispensável ao exercício das atividades legislativas. É uma Assembleia muito maior que o seu espaço material, em que o papel foi substituído pelos mecanismos mais modernos da tecnologia da informação". 

Em seguida, o deputado fez referência ao pioneirismo de deputados anteriores que viabilizaram a construção da nova sede e o aprimoramento do seu projeto.

A Alego, afirmou Barreto, “veste o figurino desenhado pelo pensador Norberto Bobbio: o Parlamento é a voz das cidadãs e dos cidadãos nas sociedades democráticas. Quanto mais clara e alta for essa voz, mais forte e representativa será a democracia”.

O deputado agradeceu à primeira-dama Gracinha Caiado “pela proatividade na prevenção e na repressão da violência contra a mulher, a tal ponto que o empoderamento feminino passou a ser uma frente de ação do Governo de Goiás”.

Sobre os desafios do Estado de Goiás e da 20ª Legislatura, concluiu: “É imprescindível que haja sempre equilíbrio entre crescimento econômico estável e proteção social para os cidadãos. Não se trata de uma encruzilhada e, sim, de uma convergência”.

Talles Barreto inicia neste dia 1º de fevereiro o seu quarto mandato, tendo exercido um biênio como suplente em 2013-2014 e dois mandatos como titular desde então.

Autoridades presentes

Também fizeram parte da Mesa de abertura da sessão, o governador do Estado, Ronaldo Caiado (UB); a presidente do Grupo Técnico-Social de Goiás e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama do estado, Gracinha Caiado; o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela; e o desembargador Itamar de Lima, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Carlos Alberto França.

Integraram, ainda, a mesa diretiva da solenidade, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; a primeira-dama da Capital, Thelma Cruz; e o presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo. Também marcaram presença o ex-governador de Goiás, Agenor Rezende; o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi; o defensor público-geral, Thiago Gregório Fernandes e a representante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás, juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães. 

Completaram a lista de autoridades, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), Saulo Marques Mesquita; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Joaquim Alves de Castro; o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlos Alberto Andrade; e o vice-presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor de Avelar.

Encerramento

Além dos deputados empossados, lotaram o plenário Iris Rezende diversas autoridades dos três Poderes, familiares e amigos dos parlamentares, além de profissionais de imprensa credenciados para cobertura do evento. 

Ao final dos trâmites, o presidente em exercício declarou encerrada a sessão solene de posse e convocou outra, na sequência, para eleição da Mesa Diretora do primeiro biênio da 20ª Legislatura.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.