Matéria que cria campanha de conscientização do câncer de cólon recebe aval definitivo
De autoria do deputado Wilde Cambão (PSD), foi aprovado em definitivo pelo Plenário nesta quinta-feira, 16, o projeto de lei nº 5769/21, que visa instituir o Programa de Conscientização do Câncer de Cólon, destacando a importância da colonoscopia para prevenção e diagnóstico precoce desse mal.
A proposta esclarece que ficará a cargo da Secretaria de Estado da Saúde elaborar um cartaz explicativo sobre o programa, que será divulgado nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, e também nas unidades básicas de saúde.
Em justificativa, o autor da matéria considera a realização do exame de colonoscopia como método de prevenção, visto que o câncer colorretal é um dos mais frequentes na população brasileira, sendo o segundo mais comum nas mulheres e o terceiro mais comum nos homens.
Cambão cita, ainda, que o câncer de intestino, se diagnosticado precocemente, tem índice de cura que chega a 95%, segundo dados do Instituto Oncoguia. Se detectado na sua fase inicial, observa o parlamentar, o paciente não precisará ser submetido a tratamentos mais complexos, como a quimioterapia e a radioterapia.