Inclusão do direito dos animais no currículo das escolas públicas tem aval do Plenário
Foi aprovado em definitivo pelo Plenário da Assembleia Legislativa, na sessão ordinária que está sendo ralizada na manhã desta quintaf-feira, 16, o projeto n° 4955/20, de autoria do deputado Coronel Adailton (PRTB), que prevê acrescentar na grade curricular das escolas de ensino fundamental e médio, o tema direitos dos animais e bem-estar animal, visando conscientizar os alunos para evitar situações de maus-tratos, abandono e abuso animal. A matéria segue agora para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).
Em Goiás, foi sancionada recentemente a Lei n° 14.064, de 29 de setembro de 2021, que altera a Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, para aumentar as penas contra o crime de maus-tratos aos animais quando se tratar de cão ou gato. De acordo com o projeto, apesar da lei ser um mecanismo importante para punir esses crimes, a educação é uma aliada para que eles não ocorram.
Com a inclusão desses conteúdos nas escolas, se cria uma cultura de combate ao crime de maus-tratos no estado de Goiás, educando as crianças e adolescentes. Dessa forma, a proposta pretende alcançar um resultado positivo para a causa animal, a médio e a longo prazo.