Pluralidade será priorizada durante as atividades da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, instalada nesta terça, 21

A Comissão de Cultura, Esporte e Lazer se reuniu na tarde desta terça-feira, 21, para a instalação do colegiado nesta Legislatura. Em encontro prestigiado pela chefe da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás (Secult), Yara Nunes, os membros elegeram, para o biênio 2023/24, o deputado Fred Rodrigues (DC) como presidente e o deputado Mauro Rubem (PT) como vice.
Em seu discurso de posse, Fred Rodrigues agradeceu aos colegas pela confiança, à Yara Nunes pela presença e parabenizou Mauro Rubem pela audiência pública que realizou na manhã desta terça. “Teremos muito trabalho a fazer pelo estado, queremos resgatar a importância da cultura, esporte e lazer”, afirmou..
Além disso, o presidente ressaltou que pretende marcar os trabalhos do colegiado com a pluralidade de ideias e pensamentos. “Não é segredo para ninguém que eu e o Mauro estamos em lados opostos do espectro político. Mas fiz questão de tê-lo na vice-presidência justamente para podermos ter essa diversidade”, explicou.
Em seguida, a secretária da Secult agradeceu por ter sido convidada para a instalação da comissão e fez uma análise da relação entre os poderes. “Estar aqui é importante para mostrar alinhamento entre o Estado e o Legislativo. Coloco a Secult à disposição, nossas portas estão abertas a vocês. Vamos trabalhar muito pelos próximos anos”, atestou.
O vice-presidente Mauro Rubem avaliou que cultura, esporte e lazer devem ser priorizados da mesma forma que pautas mais visadas, como saúde ou educação. "A população tem necessidade de que esses assuntos sejam levados adiante e, no que depender de nós, isso será feito”, sinalizou. O petista lembrou, ainda, que o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), já tem mostrado que a atual gestão também irá priorizar os temas.
O deputado Ricardo Quirino (Republicanos) defendeu que todas as comissões da Casa envolvem cultura de alguma forma. “Isso porque ela faz parte de cada um de nós. Respeitar a identidade cultural é parte fundamental da democracia. O ser humano se expressa através da cultura. Contem comigo, estamos sempre juntos”.
Antes de encerrar a reunião, Fred Rodrigues distribuiu18 projetos de lei para relatoria entre os membros do colegiado.