Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego vota projeto que institui a Semana de Combate ao Feminicídio

29 de Março de 2023 às 11:00
Alego vota projeto que institui a Semana de Combate ao Feminicídio
O Plenário da Assembleia Legislativa reúne-se, nesta quarta-feira, 29, às 15 horas, para apreciação e votação de vários projetos encaminhados pelos parlamentares. Constam na pauta 25 processos legislativos. Nove deles serão votados em segunda e última fase de votação. Destaque para a proposta do deputado Paulo Cezar Martins (PL), que pretende instituir a Semana Estadual de Combate ao Feminicídio. A sessão será transmitida pela TV Alego, pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza, nesta quarta-feira, 29, a segunda sessão deliberativa ordinária da semana, penúltima do mês de março. Na Ordem do Dia constam, para a apreciação do Plenário, 25 processos legislativos que contemplam iniciativas exclusivamente parlamentares. A reunião, com início às 15 horas, será realizada pelo sistema híbrido, com parte dos parlamentares no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, e outra parte de forma remota.

Para a reunião, a pauta traz nove propostas para segunda votação e 16 em fase de primeira apreciação. Destaque para a possibilidade de aprovação, em definitivo, do processo nº 10871/22, de autoria do deputado Paulo Cezar Martins (PL), que pretende alterar o artigo 1° da Lei 20.283/18. O objetivo dessa matéria é instituir a Semana Estadual de Combate ao Feminicídio.

Combate ao feminicídio

De acordo com o texto da proposta, caso sancionada, a data passará a ser realizada, anualmente, na semana que compreende o dia 6 de novembro, e será designado como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.

Em sua justificativa, o parlamentar defende que nesta semana sejam realizadas campanhas, debates, seminários, palestras, divulgação educativa, entre outras atividades, para conscientizar a população sobre a importância do combate ao feminicídio e a outras formas de violência contra a mulher por razões da condição do sexo feminino. 

No projeto, o deputado ressalta que o tema é relevante e que requer atenção de toda a sociedade. Ele lembra que no primeiro semestre de 2022, Goiás registrou o maior número de casos de feminicídio dos últimos quatro anos. Dados do Observatório da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás apontaram a redução de outras modalidades de crimes contra a mulher, registrando, contudo, um aumento de 50% nos casos de feminicídio. 

O projeto de lei precisa da aprovação em segunda fase, antes de seguir para a sanção do governador.

Para mais informações sobre as matérias já constantes da Ordem do Dia para a sessão desta quarta-feira, 29, consulte a pauta prévia.

Sessões ordinárias

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.     

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.