Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego vota propostas parlamentares. Sessão acontece às 9 horas

05 de Abril de 2023 às 08:00
Alego vota propostas parlamentares. Sessão acontece às 9 horas
Os deputados realizam sessão ordinária na manhã desta quarta-feira. Na Ordem do Dia constam, para a apreciação do Plenário, 35 processos que contemplam iniciativas exclusivamente parlamentares. Entre as proposições que podem finalizar sua tramitação na Casa, destaque para projetos de lei que tratam de medidas para melhoria da Saúde em Goiás. A sessão terá transmissão ao vivo pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site portal.al.go.leg.br e, ainda, pelo canal do Youtube.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza, nesta quarta-feira, 5, a segunda sessão deliberativa ordinária da semana. Em virtude da véspera do feriado da Semana Santa, a sessão será realizada às 9 horas. Na Ordem do Dia constam, para a apreciação do Plenário, 35 processos legislativos que contemplam iniciativas exclusivamente parlamentares. A sessão será realizada pelo sistema híbrido, com parte dos parlamentares no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, e outra parte de forma remota.

Para a sessão, a pauta traz 11 propostas para segunda votação e 16 em fase de primeira apreciação, além de oito pareceres favoráveis aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Destaque para a possibilidade de aprovação, em definitivo, do processo nº 104/23, de Lincoln Tejota (UB), que propõe instituir a política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos fitofármacos e fitoterápicos prescritos à base de canabidiol (CBD), canabigerol (CBG) e tetrahidrocanabinol nas unidades de saúde pública conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde

De acordo com o texto da proposta, caso sancionada, entre muitos outros benefícios cientificamente comprovados, o uso dos referidos medicamentos auxilia no tratamento do câncer, sendo um dos mais expressivos o controle dos efeitos da quimioterapia. Além disso, a substância é eficiente no controle de crises em pessoas no espectro autista, tratamento da esclerose múltipla, fibromialgia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), glaucoma, AIDS, epilepsia e dores crônicas e neuropáticas em geral. 

O deputado ressalta, na proposição, que o uso terapêutico da maconha já é regulamentado em diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Israel e Austrália. O projeto de lei precisa da aprovação em segunda fase, antes de seguir para a sanção do governador.

Para mais informações sobre as matérias já constantes da Ordem do Dia para a sessão desta quarta-feira, 5, consulte a pauta prévia.

Sessões ordinárias

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.     

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.